Adequação Ambiental, plataformas Sicar e PRA serão abordadas em palestras da Semas

Belém, 24/03/17 – Promover a capacitação dos técnicos é o principal objetivo das palestras de treinamento que serão realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no mês de abril. Os debates são destinados aos responsáveis pelos processos de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais nas regiões Oeste e Sudeste do Pará.

As palestras farão parte de um treinamento em Adequação Ambiental, sobre o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). O cadastro rural é obrigatório para todos os proprietários de imóveis rurais e tem a finalidade de formar uma base de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento. O Sicar foi implementado em 2014 e é o sistema responsável pela realização do cadastro. Já o PRA visa à regularização ambiental de posses e propriedades rurais do estado, em que se tenha constatado a existência de passivos ambientais.

A organização não governamental (ONG), The Nature Conservancy (TNC), será responsável pela mobilização e logística, como o local do evento e passagens aéreas aos técnicos da Semas. As palestras serão realizadas entre os dias 10 e 13 de abril, em Santarém, e entre 24 e 28 do mesmo mês, no município de Tucumã.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará