Seminário Estadual de Águas e Florestas destaca recursos hídricos e mudanças climáticas

dsc_0021

Belém, 20/03/17 –  Dar informações sobre o meio ambiente e, particularmente, sobre os recursos hídricos do estado está entre os objetivos do V Seminário Estadual de Águas e Florestas, que debaterá “Águas, Florestas e Mudanças Climáticas”. As discussões começaram nesta segunda-feira, 20, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), dando início à série de minicursos e palestras que acontecerão esta semana.

Durante a semana, mais três minicursos vão tratar, entre outros assuntos, de outorga e qualidade da água para consumo humano. Na quarta-feira, 22, um ciclo de palestras, mesas-redondas e debates farão parte da programação, que encerra na sexta-feira, 24.

No primeiro minicurso, mais de 40 pessoas compareceram. Ministrado por Aline Meiguins, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), houve uma avaliação dos modelos de uso e cobertura da terra e seus impactos nos recursos hídricos.

Segundo a professora Meiguins, estão entre as principais finalidades do minicurso alertar as pessoas para a gestão preventiva das águas da Bacia Amazônica e discutir a política de ordenamento territorial integrada aos recursos hídricos. “A importância do evento está na capacitação, porque fomenta uma massa crítica capaz de discutir esses assuntos; e na difusão de conceitos que, geralmente, só se vê na academia ou em trabalhos técnicos. Aqui, você tem um público diferenciado, são professores, estudantes e outros interessados no assunto”, disse.

Uma das participantes do minicurso foi Kelly Bezerra, mestranda em Ciências Ambientais na UFPA. Para ela, a principal importância de participar do evento é ampliar conhecimentos sobre o assunto. Ela disse que “o tema é atual e muito relevante para analisar a relação existente entre as ações antrópicas e suas consequências sobre o meio ambiente”.

Alan Saraiva, da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) da Semas, explicou que essa semana de atividades na área de recursos hídricos e de florestas faz parte do objetivo de trabalhar a consciência e a educação ambiental, voltada para o uso sustentável da água. “O governo do estado está possibilitando uma capacitação, para que as pessoas compreendam o papel de cada um enquanto responsáveis por um meio ambiente equilibrado”, destacou.