Modelos sustentáveis e eficientes de energia elétrica são discutidos em palestra na Semas

dsc_0096  

Belém, 15/03/2017 – Incentivar o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando a instalação de equipamentos com menor consumo de eletricidade e a criação de hábitos racionais, para combater o desperdício. Nesse intuito, representantes das Centrais Elétricas do Pará (Celpa) estiveram na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quarta-feira (15), para promover a palestra “Eficiência energética em prédios públicos”.

Os servidores foram orientados sobre as formas de se alcançar a eficiência energética em prédios públicos, discutindo a relação entre economia e meio ambiente, e apresentando as iniciativas do poder público para desenvolver o uso racional da energia elétrica. Os ministrantes foram o líder da área de eficiência e inovação da Celpa, Hugo Cardoso, o consultor da empresa, Juraci Negrão, e a engenheira e pesquisadora do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), Suzane Aquino.

Hugo Cardoso, explicou que a economia de energia elétrica é tão favorável para as instituições públicas ou privadas, quanto para o meio ambiente. “Há várias formas de contribuir efetivamente para a preservação do meio ambiente. Quando você troca um equipamento que está causando algum dano ambiental, como é o caso de geladeiras antigas que soltam gás, você já está contribuindo para isso”.

O representante da Celpa aproveitou a ocasião para reforçar os trabalhos desenvolvidos pela empresa na área da sustentabilidade, como é o caso do EcoCelpa. “Atualmente há 10 postos de coleta implantados em Belém. As pessoas podem separar o material reciclável e entregar nesses postos para participar do programa, essa contribuição será transformada em desconto na conta da energia elétrica. A intenção do projeto é reeducar a população paraense, ajudar na economia dessas famílias e incentivar a consciência ambiental”, enfatizou.

“Eficiência Energética em prédios públicos” é foco de um Programa Nacional, criado em 1997. A ação é desenvolvida pela Celpa por meio de Chamada Pública, voltada para órgãos e instituições que criam propostas de projetos e inscrevem no programa. Em 2015, a Semas foi contemplada e fez a substituição de 50 aparelhos de ar condicionado por modelos mais econômicos e 816 lâmpadas fluorescentes para lâmpadas LED, o que reduziu significativamente o gasto com energia elétrica. A medida cumpre a legislação federal e a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Chamadas públicas – As instituições públicas interessadas em adotar um modelo sustentável e eficiente em energia elétrica deverão ficar atentos ao prazo de abertura da Chamada Pública da Celpa. É necessário seguir os critérios definidos nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (Propee), que podem ser consultados no site celpa.com.br

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará