Semas recepciona mais de 500m³ de madeira apreendida em Curralinho

whatsapp-image-2017-03-04-at-09-42-02 whatsapp-image-2017-03-05-at-15-27-55 whatsapp-image-2017-03-06-at-13-20-18

Belém, 06/03/17 – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recepcionaram no último domingo (5) um carregamento de madeira apreendido no município de Curralinho, na região do Marajó. O material não passou em uma barreira de fiscalização da Secretaria da Fazenda (Sefa), por falta de documentos, e foi retido. A carga não possuía nota fiscal, documento de arrecadação e nem guia florestal, que são obrigatórios para a comercialização deste tipo de produto.

As madeiras de diversas espécies foram trazidas para Belém, junto com a balsa e o barco empurrador, acompanhados por homens do Grupamento Fluvial da Polícia Militar do Pará. Os técnicos da Semas fizeram análises e medidas de cubagem, para quantificar o produto. Agora, a Semas vai realizar os procedimentos de apuração para descobrir a origem da madeira. “Neste período de inverno amazônico, a retirada da madeira é bastante complicada, além do transporte ser difícil, também. Este tipo de ação, em que há retirada e transporte de forma irregular da carga, significa transações ilícitas de alto valor comercial, alto retorno financeiro”, afirma Everton Barros, técnico da Semas.

Quatro homens integravam a tripulação e foram encaminhados à Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Eles também vão dar informações à Assessoria de Inteligência de Segurança Corporativa da Semas, que vai apurar a procedência do produto. O comandante e o responsável pela balsa foram autuados por transporte de madeira sem a devida licença ambiental, previsto no artigo 46 da lei de Crimes Ambientais, que prevê ainda detenção de seis meses a um ano, além de sanções administrativas.

Na ocasião, a Sefa lavrou um termo de apreensão para que seja feita a cobrança dos impostos referentes ao Estado. As espécies são consideradas de alto valor econômico e custam mais de 250 mil reais no mercado.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará