Governador e secretários do Pará visitam novo Centro de Monitoramento Ambiental

secretarios-de-estado-reunidos-durante-reuniao-no-centro-integrado-de-monitoramentos

Belém, 04/03/17 – Na manhã deste sábado, 4, o Governador do Estado, Simão Jatene, e secretários de estado estiveram presentes no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam), para visitar as instalações e entender melhor de que forma o centro irá atuar na preservação e conservação do meio ambiente no Pará e na Amazônia.

Durante a reunião, foram destacadas as principais ações ambientais desenvolvidas no estado. Segundo Thales Belo, Secretário Adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), compete ao centro de monitoramento uma atuação direta e efetiva, que será feita com o envolvimento da sociedade em todos os processos. “A atuação direta do Cimam acontecerá através de ferramentas que irão aprimorar a transmissão de conhecimento com o protagonismo social, já que as informações serão públicas e de qualquer cidadão poderá ter acesso”, disse.

Thales também explicou que todas as agendas ambientais estão contempladas no projeto do centro, que terá a capacidade de produzir, compartilhar e divulgar dados mediante gerenciamento de todas as bases de informações atualmente em uso na Semas.

Simão Jatene comentou todo o trabalho da Semas no desenvolvimento do Cimam.“Quero agradecer e parabenizar a cada um dos servidores que trabalharam para a criação e desenvolvimento desse prédio! Como cidadão, me dá muito orgulho ver um centro de monitoramento como esse e fico feliz em saber que o nosso trabalho está cada vez melhor e mais qualificado”. O governador avaliou o Cimam como um canal muito importante para a produção de conhecimento, além de lembrar que todos órgãos poderão usar o centro e que a sociedade é convidada a participar do monitoramento. “Isso nos empurra para um patamar de diálogo e discussão com o resto do país, e até do mundo, como nunca tivemos antes”, afirma.

Sobre a tecnologia que está sendo implantada no centro, que será inaugurada ainda este mês o titular da Semas, Luiz Fernandes, mostra que as equipes técnicas, bem como as ferramentas de monitoramento, estão aptos a olhar para todo o estado de forma eficiente. “O estado do Pará possui muita qualidade nas equipes técnicas, disso eu não tenho dúvida. Temos tecnologia e pessoas capacitadas para fazer a gestão preventiva e transparente”, garante.