Ação orienta e adverte contra doenças no carnaval

dsc_0050 dsc_0067 dsc_00261

Belém, 24/02/17 – Uma ação de conscientização direcionada aos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) distribuiu preservativos e folder que orienta sobre os riscos que o carnaval pode trazer. A iniciativa, que aconteceu nessa sexta-feira, 24, partiu da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), que tem um programa de valorização ao servidor e todo ano cria ações para alertar os riscos do período carnavalesco.

O folder divulga o Disque 100 para denúncias de casos de violência infantil, orienta sobre os sintomas e como se dá a transmissão da doença do beijo – pela saliva – e aborda também duas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) muito comuns no Brasil: a Aids (HIV) e a sífilis. A publicação ainda atenta para os cuidados contra a dengue, chikungunya, zika e sobre a má combinação das bebidas alcoólicas no trânsito.

De acordo com Neumara Carneiro, gerente da GTD, essa ação é um alerta de conscientização ao servidor. “O que nós estamos orientando é um carnaval consciente e tranquilo. Por isso, condensamos essas informações em um folder e fizemos uma parceria com o posto de saúde do bairro da Cabanagem, que doou os preservativos para a Semas”, destacou.

Os servidores, no encerramento do expediente, receberam kits de conscientização para o carnaval. Wellington Santos, da Secretaria Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnológica (Sagat), avaliou a iniciativa da Semas como importante para a prevenção de doenças e de gravidez indesejadas. Ele disse que “desenvolver essa ação em época de carnaval faz com que os servidores tenham mais cuidado com doenças que podem evitar durante o feriado”.

Suzana Rodrigues, ex-funcionária da secretaria, veio resolver interesses pessoais no órgão e também teve direito ao kit de carnaval. Para ela, a principal importância do folder e dos preservativos é a conscientização dos servidores, que já ficam informados sobre essas questões antes do feriado começar. “Eu acho importante porque nem todos os órgãos fazem esse trabalho, então a Semas se destaca por isso”, elogiou.

Os servidores também foram orientados a procurar uma unidade de saúde para fazer os testes gratuitos de hepatite B e C e das doenças transmissíveis sexualmente. Quando se observa um risco à saúde, o acesso à medicação deve ser providenciado o mais breve possível.

Ascom – Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará