Alunos do IFPA participam de palestra sobre recursos hídricos na Semas

dsc_00712 dsc_00751 dsc_00811

Belém, 21/02/17 – Estudantes do curso de Tecnólogo em Saneamento em Gestão Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) participaram, nesta terça-feira (21), no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), de uma palestra sobre a gestão dos recursos hídricos. A iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos alunos e atentar para algumas das políticas que estão sendo adotadas pelo órgão ambiental no gerenciamento dos meios hídricos no estado.

O curso de tecnólogo em saneamento ambiental forma profissionais para atuarem na conservação, recuperação e controle das ações voltadas à garantia da qualidade do meio ambiente.

Técnico da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semas, Alan Silva foi um dos palestrantes e abordou a legislação estadual, as competências das gerências da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) e os avanços políticos do setor no Pará. Ele também destacou a educação ambiental como instrumento de conscientização para os alunos. “Temos avançado bastante, por meio de seminários e workshops, quando vamos para os municípios com ações de educação ambiental na área de recursos hídricos e isso é muito importante. Esse momento com os alunos do IFPA é interessante para divulgar nossas ações”.

Saulo Carvalho da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia da Semas (Dimeh), ministrou palestra que ressaltou a rotina da equipe técnica, o monitoramento das queimadas, as reservas legais, a importância da meteorologia para o setor agrícola e as parceiras, por exemplo, com a Defesa Civil. Saulo também orientou os estudantes sobre a necessidade de conscientização no uso da água.

A estudante Valeria Reis disse que a palestra é importante para ter uma vivência prática e aperfeiçoar os conhecimentos com especialistas do setor. “Achei interessante pois nos possibilita sair da sala de aula e aprender com profissionais que estão trabalhando na área, além de adquirir novas experiências”. Outra estudante, Carolina Silvestre, falou que o encontro vai ajudar muito no curso. “Estou no segundo semestre e é muito importante ter essa parte prática e conhecer mais sobre essas ações no estado”.

A professora do IFPA, Maria do Socorro, agradeceu à Semas pelo encontro e disse que a iniciativa proporciona uma visão mais ampla dos estudantes na gestão hídrica. “É a terceira vez que conseguimos trazer nossos alunos na secretaria, para eles terem essa vivência fora das salas de aula e saberem o que, hoje, o estado vem fazendo nessa área”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará