Núcleo Regional de Marabá realiza oficina em Eldorado dos Carajás

3 site-1 2

Belém, 16/02/2017 – Técnicos do Núcleo Regional (Nure) da Semas em Marabá, sudeste do estado, realizaram nesta quarta-feira (15) uma oficina de capacitação para os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Eldorado dos Carajás. Na ocasião, técnicos da Semas foram até o município para orientar sobre a legislação, licenciamento ambiental, licenciamento ambiental simplificado, e demais atividades geridas pela Semas.

Segundo o coordenador da Nure Marabá, Jorge Nery, a oficina é muito importante para disseminar informações acerca do trabalho da Semas no estado. “O Pará é muito grande, então os núcleos regionais são fundamentais para que a gestão ambiental seja exercida de forma efetiva. Estas oficinas apoiam ainda mais esse movimento, porque levam orientação para os servidores que atuam diretamente no processo”, afirma. O núcleo regional de Marabá é uma das quatro unidades da Semas que estão nos interiores do Pará, dando suporte para a gestão do meio ambiente. Além dela, Paragominas, Santarém e Altamira possuem núcleos regionais instalados.

Novas visitas estão programadas entre a Nure Marabá e as Secretarias Municipais de Meio Ambiente da região, sempre com o objetivo garantir maior capacitação dos servidores e trocar experiências entre ambas esferas. “Estas visitas ajudam na descentralização do Licenciamento da Semas, capacitando o corpo técnico das Secretarias Municipais, principalmente em Licenciamento de pequenos portes, dando assim, mais tempo para que as Nures possa dar maior atenção para o Licenciamento dos empreendimentos de grande porte”, conclui Nery.

Atendimento ao público – Vale lembrar que a Semas acredita na importância de que todos possamos estar conscientes da gestão ambiental no estado. Por isso o atendimento público é uma realidade na Secretaria, inclusive nos núcleos regionais, tanto a nível presencial, com equipes presentes nas Nures, quanto a virtual, via internet. Na última segunda-feira (13) a Semas passou a fazer atendimento online, via Skype, nos quatro núcleos do estado. Para a diretora do Núcleo Regional de Gestão e Regularidade Ambiental (Nuram), Sylvia Santos, a novidade apoia a gestão no estado. “Isso vai favorecer e muito a disseminação dos nossos projetos, otimizando o tempo, além de mostrar que a secretaria está cada vez mais próxima do município, cumprindo o seu papel, que é o de gerir as políticas públicas de recursos naturais do estado do pará”, enfatizou Sylvia.

O atendimento ao público acontece todas às segundas-feiras, de de 8h às 12h, nos quatro núcleos regionais e também na sede, em Belém. E não é necessário fazer agendamento.

Ascom Semas.