Semas recebe capacitação para análise de estudos de rendimento em madeireiras

dsc_0048 dsc_0045 dsc_0070

Belém, 09/02/17 – Engenheiros florestais, agrônomos e outros integrantes da Diretoria de Gestão Florestal (Dgflor), da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participaram esta semana – de terça-feira (7) até quinta-feira (9) – de uma capacitação para Determinação e Análise de Coeficientes de Rendimento Volumétrico de Acordo com as Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), 411/2009 e 474/2016. O curso foi realizado em parceria da Semas com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)

Esteve em foco, durante as aulas, a Resolução 474/2016, que alterou artigos e anexos da 411/2009, do Conama, e dispõe sobre procedimentos para inspeção de indústrias consumidoras ou transformadoras de produtos e subprodutos florestais madeireiros de origem nativa, bem como os respectivos padrões de nomenclatura e coeficientes de rendimento volumétricos, inclusive carvão vegetal e resíduos de serraria.

Nas aulas foram destacadas, além das mudanças na legislação, os aspectos estatísticos para coeficiente volumétrico e o bom senso do técnico na observação da realidade. Técnicos das gerências de projetos Florestais (Gepaf), de Processamento de Produtos e Subprodutos Florestais (Geprof) e a de Cadastro, Transporte e Comercialização (Gesflora) participaram do curso. A coordenadora de Gestão Agropastoril e Industrial (Cogapi), Rose Chaves, disse que “essa capacitação foi de extrema importância, para aperfeiçoar os técnicos e garantir uma análise mais segura dos estudos de rendimento apresentados à secretaria e, assim, aprovar ou não os índices declarados”.

O professor Paulo Contente, ministrante do curso, considera essa qualificação profissional como um instrumento de conhecimento para melhor analisar os estudos técnicos de rendimento de madeiras apresentados à Semas. A capacitação ocorreu no Instituto de Ciências Agrárias, da Ufra, e houve entrega de certificados aos participantes.

Neumara Carneiro, gerente de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), disse que a Gerência articula para que os cursos aconteçam e deem mais condições aos profissionais da Semas. “Essa capacitação vai possibilitar aos servidores uma análise mais precisa dos estudos técnicos de rendimento indicados pelas indústrias madeireiras” afirma.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará