Reunião indica educação ambiental como um dos principais focos da Semas em 2017

dsc_0071  

Belém, 27/01/17 –  Trabalhar em conjunto na busca pelo fortalecimento da Educação Ambiental no Estado, com a finalidade de preservar o meio ambiente garantindo a sustentabilidade, é um dos objetivos da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), constituída por segmentos da sociedade no Pará.

A primeira reunião do colegiado aconteceu na quinta-feira (26), no auditório do Parque Estadual do Utinga (Peut) com objetivo de apresentar os novos membros da comissão e retomar os trabalhos do coletivo, que tem como missão implementar a Política Estadual de Educação Ambiental no estado do Pará, e teve como principais encaminhamentos para o próximo biênio a participação no curso de Educação a Distância ofertado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a definição de data para o planejamento e nivelamento sobre o Encontro Nacional das Ciea’s em Brasília.

Além da Semas, estiveram representados a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Delegacia de Meio Ambiente (Dema), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Ministério Público Estadual (MPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Novo Encanto, Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep), Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), Organização Não-Governamental Ambientalistas Anani, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A Ciea é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e se volta à sensibilização do público sobre a importante relação do ser humano com o meio ambiente. No encontro, além do planejamento para 2017, foram ressaltadas as políticas ambientais debatidas no último evento de educação ambiental, em Brasília, ocorrido em novembro de 2016.

A representante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Cabo Andreia, destacou que a Ciea vai ajudar muito nas ações. “O encontro é muito importante para fortalecer as atividades educacionais. O BPA desenvolve a educação ambiental com o público e essa atividade vai ajudar muito, nos capacitando, para que possamos cada vez mais trabalhar sensibilizando as pessoas com relação às questões ambientais”.

Sineide Wu, coordenadora de Educação Ambiental da Diretoria de Ordenamento, Educação Ambiental e Descentralização (Diored) da Semas, falou sobre o a retomada, a partir do mês de fevereiro, das atividades do Projeto “Quintas da Educação Ambiental”, que consiste em eventos semanais, voltados para a sensibilização quanto ao trato das questões ambientais, sendo a Ciea convidada a participar.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará