Fiscalização apreende 3 toneladas de pescado no sudeste paraense

Belém, 23/01/2017 – Uma ação conjunta entre Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e 13º Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí, resultou na apreensão de cerca de 3 toneladas de pescado ilegal na estrada que dá acesso ao Porto Novo, na divisa entre os municípios de Jacundá e Goianésia do Pará, sudeste paraense, no último sábado (21).

Dois veículos transportavam a carga, que tinha espécies de pescado aracu, pescada branca, acari, pirarucu e tucunaré – capturados no período de defeso. Após a apreensão, os peixes foram doados para a Assistência Social dos municípios de Goianésia e Tucuruí para distribuição às comunidades da região.

Na última quinta-feira (19) foi apreendido, aproximadamente, 1 tonelada de pescado ilegal da espécie mapará, também no município de Goianésia. As ações fazem parte de operação de fiscalização ambiental promovida na região do Moisaico do Lago de Tucuruí visando monitorar o período de defeso das espécies, quando a pesca, transporte e comercialização são proibidas. O defeso teve início em 1º de novembro do ano passado e será encerrado em 28 de fevereiro deste ano.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará