São Sebastião da Boa Vista recebe lancha para reforçar gestão ambiental local

Belém, 18/01/2017 – Para reforçar a fiscalização e o monitoramento ambiental no Estado foi entregue nesta terça-feira (17), uma lancha para o município de São Sebastião da Boa Vista, na ilha do Marajó, em mais uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O equipamento vai ajudar no trabalho da Secretaria de Meio Ambiente do município marajoara.

O prefeito do município, Hilton Lima, foi recebido em Belém pelo secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos da Semas, Ronaldo Lima, e a entrega aconteceu no Parque Estadual do Utinga. O Gerente de Articulação e Adequação Ambiental Rural da Semas, Renato Chaves, explicou o apoio do Estado ao município em ações como essa. “É importante para estruturar os órgãos municipais de meio ambiente, para que eles possam exercer a gestão ambiental de forma mais efetiva em seus territórios”, disse.

Segundo o prefeito, a aquisição da lancha representa um avanço para a região. “O nosso município é muito extenso e a gente costuma dizer que nossas ruas são nossos rios. Então pra fazer a fiscalização ambiental precisamos de equipamentos e essa lancha vai facilitar o nosso trabalho. Agora, nossa Secretaria de Meio Ambiente vai se fazer mais presente na fiscalização ambiental. Agradecemos o apoio e a parceria”.

O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). No ano de 2016, outras 26 lanchas foram entregues para reforçar a fiscalização ambiental em municípios paraenses – no total, foram cinco lanchas com recursos do Fema e 22 pelo Fundo Amazônia, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).