Semas promoverá oficinas técnicas para discutir projeto de mineração na região Xingu

Belém, 11/01/2017 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoverá oficinas técnicas, nos próximos dias 12 e 13 de janeiro, para discutir junto à comunidade o projeto Volta Grande, de responsabilidade da empresa Belo Sun Mineração, no município de Senador José Porfírio, na região Xingu, sudoeste paraense.

Os eventos têm como objetivo informar às comunidades localizadas no entorno dos empreendimentos detalhes do projeto Volta Grande, ouvir e discutir assuntos como a capacitação e oportunidades de emprego para os trabalhadores locais e os possíveis impactos sociais do empreendimento. O resultado da discussão servirá para subsidiar os pareceres técnicos a serem emitidos pela Semas no processo de licenciamento ambiental, durante avaliação de concessão da Licença de Instalação (LI) – necessária para que possivelmente o empreendimento possa iniciar sua implantação na região.

As oficinas são abertas ao público. A iniciativa é resultado de acordo da Semas com o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual. Estarão presentes gestores e equipe técnica da Semas, e foram convidados representantes das empresas Norte Energia e Belo Sun, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Câmara de Vereadores, secretarias estaduais, prefeituras, secretarias municipais e moradores de comunidades dos municípios de Senador José Porfírio e Altamira – áreas com influência direta e indireta do empreendimento.

Belo Sun – A área do projeto Volta Grande, da Belo Sun, está localizada no município de Senador José Porfírio, a cerca de 50 km a sudeste de Altamira. Segundo informações do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) do projeto, a implantação do empreendimento deverá gerar, em média, 2.100 empregos diretos e 5 mil empregos indiretos gerados com subcontratações e prestações de serviços. A vida útil do projeto é de 12 anos e produção anual média prevista é de 5 toneladas de ouro.

O projeto prevê ainda a implantação de uma série de programas para minimizar os impactos ambientais e sociais à região. Há destaque especial para programas como o de monitoramento e manejo de fauna e flora, que deverá identificar animais e espécies vegetais que precisam ser removidas em segurança para outras áreas, priorizando o equilíbrio da biodiversidade local. A empresa possui Licença Prévia (LP) emitida pela Semas no ano de 2014, e o processo de Licença de Instalação (LI) encontra-se em análise no órgão ambiental.

Serviço –

1ª dia de Oficina Técnica

Data: 12 de janeiro de 2017

Horário: A partir das 9h