Operação da Semas embarga áreas de desmatamento em São Félix do Xingu

whatsapp-image-2017-01-10-at-15-03-49 whatsapp-image-2017-01-10-at-16-48-26 whatsapp-image-2017-01-10-at-16-48-40

Belém, 12/01/2017 – Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) embargou 879 hectares de áreas de desmatamento, o equivalente a cerca de 900 campos de futebol, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu, região sudeste do Pará.

A ação, intitulada Demeter, foi realizada em parceria com o Grupamento de Polícia Especializada e Divisão de Meio Ambiente, da Polícia Civil, o Batalhão de Policiamento Ambiental e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado. A operação teve início em 14 de dezembro e continuou até o dia 26 de dezembro. Nas áreas, também foram apreendidos quatro tratores, que eram utilizados para degradar a área ilegal.

Na primeira operação de fiscalização da Semas deste ano, está sendo executada uma continuação da operação anterior, a Demeter 2. A partir de dados levantados pelo monitoramento da secretaria e do cruzamento de informações obtidas em outros órgãos de monitoramento do estado, a Semas percebeu a devastação e emitiu autos de infração e de embargo a serem cumpridos na Área de Proteção Ambiental do Xingu.

Vinte servidores do Estado, a maioria da Semas, trabalham na operação Demeter 2, que continua na região de forma permanente. Em 2016, mais de 110 operações de fiscalização foram realizadas pelo órgão, com a finalidade de proteger os recursos ambientais do estado. Nas operações realizadas de 2015 até agora, mais de 70 pessoas foram presas, e os responsáveis pelas propriedades embargadas nesta segunda etapa da operação foram localizados e serão notificados.

Estratégia – A parte estratégica das ações de proteção ao meio ambiente é conduzida pela Assessoria de Inteligência e Segurança Corporativa, que atua na produção de conhecimento estratégico de gestão, apoio a operações policiais e sustentação nas fiscalizações, promovendo ações de comando e controle, cuja finalidade é o enfrentamento ao desmatamento ilegal na região.

A Semas atua de forma integrada com diversas instituições nas várias esferas de competência no que se refere às políticas de preservação e gestão ambiental no Pará. Quanto ao aumento do desmatamento, a secretaria informa que faz monitoramento constante de toda a extensão da cobertura vegetal do estado.

Além da contribuição de instituições como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Gerência de Monitoramento Ambiental, da Diretoria de Fiscalização da Semas está equipada também com tecnologias modernas de produção de imagens de satélite, sistema global de posição (GPS) e outras ferramentas capazes de identificar os danos ao meio ambiente causados pela exploração florestal ilegal.