Semas promove reunião com empreendedores de peixes ornamentais

Belém, 03/01/2017 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recebeu, nesta terça-feira (03), empreendedores paraenses que trabalham com peixes ornamentais para tratar sobre o módulo de sistema para Cadastro, Comercialização e Transporte de Peixes Ornamentais (Sisfap).

O primeiro módulo do Sisfap foi implementado em dezembro de 2016. O sistema visa maior controle das atividades relacionadas à manutenção, comercialização e transporte de organismos aquáticos com fins de ornamentação, os chamados peixes ornamentais. A nova ferramenta terá maior transparência na gestão e monitoramento do fluxo de peixes ornamentais no Estado, por contar com a emissão de guia de transporte eletrônica para a atividade, contendo maiores detalhes.

Os empreendedores devidamente licenciados no órgão ambiental passaram por cadastramento no módulo do novo sistema. A reunião foi convocada pela própria secretaria e dirigida por Thales Belo, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, a fim de alinhar e receber as críticas e sugestões dos usuários.

Diversos questionamentos sobre a necessidade de customização do módulo foram levantados. O secretário Thales Belo tranquilizou os empreendedores reforçando que “é uma ferramenta que estamos construindo em conjunto. Vocês terão prazos para se adequar e vamos a campo capacitar e orientar. Faremos de tudo para que possamos trabalhar de forma regularizada”.

No final da reunião, ficou acertado que os empreendedores farão um documento em conjunto fazendo o levantamento de todas as sugestões, para que a Semas possa avaliar internamente e trabalhar dentro do que foi proposto.

Anteriormente, a Semas convocou interessados para comparecerem à sede do órgão ambiental para receber orientações e treinamento do uso da ferramenta. A previsão é neste mês de janeiro a equipe técnica do órgão ambiental faça capacitação nos municípios de São Félix do Xingu, Santarém e Altamira para atender outros empreendedores de peixes ornamentais.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará