Valorização do servidor público permanece como objetivo da Semas para 2017

Belém, 29/12/2016 – Proporcionar ao servidor público um ambiente saudável de trabalho e valorizá-los como trabalhadores esteve entre os principais objetivos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no ano de 2016. Foram mais de 20 cursos, palestras e workshops oferecidos, além da realização de 14 eventos e diversas campanhas.

A realização de todas essas ações estiveram dentro do plano de execução do programa “Valorização do Servidor”, organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Gerência de Treinamento e Desenvolvimento, por meio da Diretoria de Gestão Administrativa e Financeira da Semas. Com o slogan “valorizar o servidor é valorizar a sociedade”, a iniciativa consiste em duas frentes de atuação: o desenvolvimento do projeto de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida e o projeto de Capacitação e Formação Continuada dos servidores/colaboradores.

Entre as atividades realizadas destacam-se as campanhas, como a do Carnaval Consciente que contou com distribuição de preservativos e palestra sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A importância de conscientizar os servidores para cuidarem da saúde foi uma das principais preocupações da secretaria este ano: houve uma semana especial da saúde que contou com ginástica laboral e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram promovidas palestras sobre tuberculose, verdades e mitos do Zica vírus e campanha de vacinação do H1N1.

A solidariedade fez parte do dia a dia dos funcionários da Semas. Este ano mais de 40 servidores se mobilizaram em uma campanha e foram até a Fundação Hemopa para doar sangue e ajudar a restabelecer o estoque. No Natal, os servidores fizeram cestas de natal que foram entregues para os funcionários terceirizados da secretaria, e a Semas recebeu ainda o Bazar Solidário promovido pela Associação de Moradores de Icoaraci, que foram agraciados com a campanha do Natal Solidário 2016 – quando mais de 300 presentes de Natal foram arrecadados e doados para as crianças da associação.

O programa de valorização do servidor inclui ainda a elevação da auto-estima. No dia das mães, por exemplo, as servidoras participaram de uma programação especial que contou com uma sessão de beleza para as mães em parceria com consultoras da Mary Kay e foram entregues brindes. Já no dia dos pais, a Semas promoveu uma homenagem musical.

Em 2016, aconteceram momentos importantes para a integração dos servidores, como a Festa Junina realizada no Parque Estadual do Utinga, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), onde mais de 400 servidores estiveram reunidos para assistir a apresentação de vários grupos culturais e participar da gincana do Concurso de Miss e Mister da festa – na ocasião, como parte da pontuação da atividade os servidores arrecadaram 1.123 kg de alimentos que foram distribuídos para várias instituições filantrópicas de Belém. Em julho aconteceu o 1º Festival de Verão Musical da Semas, onde servidores participaram de uma competição musical, e em outubro houve a celebração do Círio, quando a Semas recebeu a imagem peregrina da Nossa Senhora de Nazaré e os servidores prestaram homenagens.

Aos servidores que já estão na reta final do serviço público, chegando na aposentadoria, a Semas lançou o projeto Aposentadoria Planejada. O objetivo é desenvolver uma política de valorização e de reconhecimento dos servidores que estão próximos desse momento, para minimizar os impactos oriundos dessa etapa de transição, dando suporte para uma aposentadoria saudável. Atualmente são cerca de 20 servidores que fazem parte do projeto, participando de palestras sobre o assunto e recebendo atendimento psicossocial e orientações, no sentido de rever tabus e preconceitos e vislumbrar possíveis atividades para o futuro.

A Semas promove ainda o atendimento psicossocial, com o objetivo de auxiliar servidores com necessidades emergenciais, como doenças, estresse ou desmotivação no trabalho. Este ano foram 37 atendimentos realizados por assistentes sociais da secretaria buscando ajudar o servidor, através de visita ao hospital, em caso de doença, ou visita técnica em casa.

Capacitação – Na área de capacitação e profissionalização do servidor, a Semas promoveu mais de 20 cursos, palestras e workshops, realizadas em parcerias com instituições como a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), Banco do Estado do Pará (Banpará), Departamento de Transito do Estado do Pará (Detran), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Estado do Pará (Uepa), por exemplo.

Para os servidores foram disponibilizadas palestras sobre educação financeira, relações interpessoais, monitoramento de fauna, mudanças psicossociais e relações familiares. Na área dos cursos foram oferecidas capacitações para anatomia e identificação macroscópica de madeira, cubagem de madeira, análise de barragens, software ArcGis 10.2, Ponto de Função, processo administrativo disciplinar e curso de linguagem Java, além de oficina sobre risco de fauna e workshop sobre gestão do tempo e produtividade.

Programa de Estágio – Em 2016, a Semas tornou-se referência de estágio no estado do Pará. Foram 135 estagiários – estudantes do ensino médio, técnico e superior – que chegaram ao órgão ambiental e foram destinados para diversos setores, para adquirir experiência, conhecimento e iniciar a construção da vida profissional. A participação do Centro Integrado Empresa-Escola (Ciee) foi fundamental para que os programas de estágio fossem concretizados na Semas.

Apesar de não configurar relação de emprego ou contemplar a totalidade dos direitos trabalhistas, os estagiários possuem diversos benefícios, como recebimento de bolsa-auxílio, cumprimento de uma carga horária prefixada e a realização de seguro obrigatório contra acidentes, além de 30 dias remunerados de férias a cada ano de estágio. O programa de estágio da Semas atende todos os interesses de contratados e contratantes, com respeito à legislação.

De acordo com Neumara Carneiro, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Semas, em 2016 cerca de 95% do que foi proposto no programa de Valorização ao Servidor, foi cumprido. Para 2017 o projeto será refeito, acrescentando novos objetivos como a realização do projeto Vou de Bike, que incentivará o servidor a utilizar o bicicletário que a Semas irá inaugurar em breve – junto com o refeitório, vestiário e conclusão da reforma do prédio.

Sobre a importância de desenvolver ações voltadas aos servidores, Neumara enfatiza “a gente faz uma família, passamos muito tempo no ambiente de trabalho então nada melhor do que valorizar o nosso talento e o nosso trabalho. O que tentamos fazer este ano foi driblar as crises e fortalecer nossas parcerias, com isso conseguimos promover muitas ações. Buscamos capacitá-los porque sabemos que a gente precisa estar se renovando e procuramos fazer ações para integrar a família Semas”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará