Ano novo será de tempo nublado em grande parte do Estado

Belém, 29/12/2016 – Quem vai curtir o último final de semana do ano de 2016 na Região Metropolitana de Belém ou Mosqueiro, deverá ficar atento ao tempo nublado, de acordo com o boletim de previsão meteorológica divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nesta quinta-feira (29).

Durante a tarde do sábado (31) a previsão é de pancada de chuva – com intensidade fraca a moderada – durante a tarde até o início da noite. A manhã do primeiro dia do ano, domingo (1º), deverá ser de sol. Porém, há tendência para pancada de chuvas com trovoadas à tarde. A mínima nos dois dias é de 23ºC e a máxima de 31ºC.

A boa notícia é para quem pretende curtir a virada do ano nas praias de Salinas: a previsão é que o céu esteja variando de parcialmente nublado a nublado, mas sem previsão de chuvas. A praia poderá ser aproveitada principalmente durante o período da manhã no sábado, que terá sol. Já durante a tarde está previsto chuva de intensidade fraca. No domingo o período matutino deverá ser de sol com presença de nebulosidade e à tarde há tendência de chuva. A mínima é de 23ºC e a máxima de 32ºC.

O clima de sol e nebulosidade durante a manhã e chuva com intensidade fraca e possíveis trovoadas a tarde/início da noite também estará presente nas praias de Marudá, distrito do município de Marapanim, nordeste do Pará. Na virada do ano, no entanto, não há previsão de chuva. Mínima de 23ºC e máxima de 32ºC.

Os paraenses que optarem por curtir o ano novo no município de Soure, região do Marajó, poderão aproveitar tranquilos já que a previsão é de céu nublado, mas sem chuva. As manhãs do sábado e domingo terão sol entre nuvens e à tarde é previsto ocorrência de pancada de chuva com trovoadas. A mínima é de 24ºC e máxima de 31ºC.

Tábua das Marés – O boletim da Semas informa ainda sobre a Tábua das Marés. Em Belém, no sábado, a maré baixa ocorre 8h da manhã e 19h30 da noite. A mais alta acontece por volta das 00h17, chegando a 3,3 metros. Já no domingo a maré baixa é registrada aproximadamente às 9h da manhã e a alta chega a 3,3 metros a 1h da madrugada.

Os banhistas da virada de ano em Salinas devem ficar atentos e tomar cuidado ao pular as ondas supersticiosas do ano novo. No sábado a maré alta acontece às 8h30 e 20h30 da noite alcançando 4,8 metros, já a baixa acontece às 3h da manhã. No domingo a maré cheia vem às 9h da manhã e 21h, chegando a 4,7 metros – a baixa está prevista para 3h30 da madrugada.

Em Mosqueiro, sábado, os paraenses precisam ficar em alerta às 11h45 quando a maré chega a 3,2 metros. No domingo,a maré mais alta será de 3,5 metros, que acontece na virada do ano, meia-noite.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará