Semas flagra desmatamento na Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu

Belém, 26/12/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, somente este ano, mais de 110 operações de fiscalização com a intenção de proteger os recursos naturais do Estado. Recentemente foi divulgado dados do Prodes que apontam quais são as regiões mais críticas no Pará no que diz respeito às áreas desmatadas. Levando em consideração esses dados, a Semas intensificou as operações em alguns municípios.

A repressão ao desflorestamento na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, no município de São Félix do Xingu, na região Araguaia (que é umas das regiões críticas apontadas pelo Prodes), é o principal objetivo de uma equipe interinstitucional coordenada pela Semas em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), Polícia Civil (PC) e Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves.

Na região, foram autuadas e embargadas cinco propriedades onde foi constatado desmatamento ilegal de vegetação nativa em uma área de 1.000 hectares (aproximadamente 900 campos de futebol). A intenção seria desenvolver a pecuária em todos os locais. A operação teve início dia 14 de dezembro e os profissionais participantes da ação continuam em campo fazendo o trabalho de proteção ambiental na APA.

Denominada Demeter – em alusão à deusa da vegetação, colheita e fecundidade – a operação apreendeu quatro tratores tipo esteira na área flagrada, que serão encaminhados para Belém. Os maquinários pertenciam ao empreendimento Barra do Triúnfo que estava localizado em uma área com incidência de desmatamento em pleno uso para atividade de bovinocultura.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará