Protagonismo e Coach são foco de evento para servidores

Belém, 23/12/2016 – Inspirar e motivar o servidor público. Este foi o objetivo das ações promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ao promover, nesta quinta (22) e sexta-feira (23) o workshop “Leader Coach” e a palestra “Como ser o protagonista da sua carreira em 2017, com o especialista em coach empresarial, Marcelo Sousa.

Além da equipe Semas, alguns servidores e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), Thiago Valente, participaram, na quinta-feira (22), do workshop promovido para os gestores dos dois órgãos. Na ocasião, o representante da Entreprise Coaching, o palestrante Marcelo Sousa, abordou a chamada “tríade do tempo”, que consiste na busca por resultados positivos nas tarefas divididas: importantes, urgentes e circunstanciais. De forma dinâmica e bem-humorada, Marcelo demonstrou na prática as teorias expostas no workshop e buscou indagar os servidores sobre as metas de suas vidas, planejamentos e oportunidades, além de explanar sobre temas como a importância de fazer a gestão consciente do tempo.

Os participantes foram convidados ainda a responderem um questionário sobre como administram o tempo e depois participaram de uma atividade que consistiu em fazer duplas com alguém desconhecido e questioná-lo “o que você ama fazer?”. Marcelo chamou atenção para as metas e explicou que é fundamental fazer um resgate e uma reflexão em cima das metas alcançadas no último ano e pensar sobre quais metas desejamos para o ano que se aproxima. Além disso, enfatizou que é importante parar para refletir sobre como o meio em que você vive influencia sua vida, o que é possível fazer para se tornar uma pessoa melhor e como podemos influenciar positivamente o ambiente ao seu redor.

Sobre o processo de Coach, Marcelo explicou que “o mercado de trabalho busca profissionais qualificados, líderes que sabem tomar decisões e comandar uma equipe com sucesso e performance. O coach acompanha o seu cliente até a conquista de novos resultados na vida e na carreira. Então a proposta foi trazer para os servidores o processo de self-coaching, estou trazendo as melhores ferramentas do mercado para as pessoas aplicarem em si mesmos, buscando o autoconhecimento e auto desenvolvimento”.

No segundo dia de atividades aconteceu a palestra “Como ser o protagonista da sua história em 2017”, onde foram expostas ferramentas de auto conhecimento, reflexão e inspiração para os servidores. “Todo mundo é capaz de ser o protagonista de sua própria história. Trazemos ferramentas de empreendedorismo e vocação para fortalecer o entusiasmo e motivação do servidor público. É uma maneira de valorizá-lo de forma pessoal, como indivíduo. Queremos que ele descubra que é capaz de ser tudo o que quiser, desde que se desenvolva e busque aprender constantemente”, destacou Marcelo.

Para a delegada da Assessoria de Inteligência da Semas, Beatriz Silveira Mileo, a iniciativa de convidar os servidores para participarem de palestras motivacionais é muito importante. “É um excelente momento de integração, para estarmos juntos, em contato. É bom para a reflexão, e é uma forma de reconhecimento do nosso trabalho durante o ano. Estou feliz em participar”, comenta.

O secretário de Meio Ambiente do Pará e titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, agradeceu ao palestrante e a presença de todos os servidores. “Sabemos que o dia do servidor público é muito difícil e muitas vezes não conseguimos parar. Então ver todos aqui envolvidos com as atividades me faz muito feliz, ouvi muitos elogios. Acho que esse é um tempo para fazermos uma reflexão sobre nossas vidas. Eu considero os servidores os verdadeiros heróis do estado e desempenhamos um papel fundamental, mas que pode ser melhorado se tivermos foco nos nossos objetivos. Este ano desenvolvemos um trabalho que nos trouxe muito reconhecimento, mas acho que podemos fazer muito mais, podemos mudar a realidade do nosso estado, isso só depende só da gente”, finalizou.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará