Semas celebra fim de ano com Natal solidário

dsc_0038 dsc_0055 dsc_0042

natal-1 dsc_00351 dsc_00551

Belém, 22/12/2016 – O encerramento de um ano pode ser o incentivo perfeito para as pessoas exercerem o espírito de solidariedade. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu neste mês de dezembro uma campanha para doação de brinquedos. A ação contou com o engajamento dos servidores de toda a secretaria, que juntos arrecadaram mais de 300 brinquedos, todos entregues para crianças atendidas pela Associação de Moradores da Passagem do Rosário, em Icoaraci, nesta quarta-feira (21). O objetivo é promover o envolvimento dos servidores públicos em mais uma atividade social desenvolvida para o povo paraense.

As crianças beneficiadas com a ação moram no bairro da Campina, no distrito de Icoaraci. De acordo com Reginaldo Monteiro, presidente da Associação, atualmente o projeto atende 360 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças entre 5 e 16 anos e promove aulas de educação básica, artesanato, dança, karatê, judô, capoeira e campeonatos de futebol. O presidente aproveitou a ocasião para agradecer ao secretário adjunto de gestão administrativa e tecnológica, Cláudio Lima, destacando que ele é parceiro da Associação há algum tempo.

“Hoje são mais de 90 crianças inscritas no futebol e 40 adultos fazendo as aulas de artesanato. A associação existe desde 2003 e o nosso trabalho ajuda muita gente, isso nos deixa muito feliz. Eu desenvolvo atividades com as crianças e poder, esse ano, entregar presentes como esses, dar a eles essa oportunidade, eu acho incrível. Essa ação é muito importante, estamos muito felizes e encantados com a sensibilidade dos servidores da Semas”, destacou Reginaldo. O garoto Ângelo, de 10 anos, confessou o seu pedido ao Papai Noel: uma câmera fotográfica. “Quero uma para poder tirar fotos e fazer vídeos da minha família e ter depois algumas lembranças desse momento”, conta ele que só vai abrir o presente do bom velhinho na noite de Natal.

Essa mesma associação também foi parceira da Semas em um bazar sustentável especial de Natal, realizado no dia 13 de dezembro. Raimunda Viera, coordenadora da atividade na Associação, destacou a importância da reciclagem para o meio ambiente. “Usamos jornais, garrafas pet, panos de sombrinha e tantos outros materiais na confecção dos produtos. É bom para o meio ambiente e para todos”, disse.

Ivana Queiroz, assistente administrativa do Núcleo de Estudos Legislativos (NEL) da Semas, avaliou que essas ações engradecem este tipo de trabalho feito com tanto carinho. “É a primeira vez que acontece um bazar desses na Semas, achei a iniciativa muito importante. Devemos incentivar o trabalho artesanal porque, muitas vezes, dar um presente de Natal assim significa muito quando paramos pra pensar na dedicação de quem fez. Espero que a iniciativa se repita”, conta ela, que levou vários presentes.

Durante a tarde do dia 21, foi a vez dos funcionários terceirizados dos serviços gerais e de limpeza da secretaria ganharem presentes para levar para os filhos. Ao todo, mais de 70 crianças receberão diversos tipos de lembranças, fruto da cooperação entre os servidores da Semas, em ação coordenada pela Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD). Anderson Júnior é recém chegado no órgão e ficou feliz ao receber três presentes, um para cada um dos seus filhos. Nilvane Paixão aprovou a iniciativa. “Achei muito legal. Meus filhos vão adorar tudo. Desejo nesse Natal cada vez mais prosperidade, felicidade, amor e momentos de união como esse que desfrutamos hoje”, contou ela, que saiu com um presente grande na mão.

Um dia antes, sete cestas de Natal foram entregues aos funcionários terceirizados que atendem as diretorias que funcionam no Parque do Utinga. É o quinto ano da iniciativa, organizada pelos próprios funcionários, que juntam dinheiro e compram os presentes. “A gente tem muito a agradecer a todos vocês, que tem esse cuidado diário com a gente, cuidando do nosso espaço, pra que tudo fique bonito, organizado, bem cuidado. Muito, muito obrigado a vocês!”, comemorou Maria Gertrudes, diretoria de ordenamento, educação e descentralização da gestão ambiental.

A arte sustentável criada pelas mãos de paraenses talentosos também foi contemplada nas ações de fim de ano da secretaria. A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) do órgão foi até o distrito de Murinim, no município de Benevides, ministrar palestras e oficinas de confecção de ornamentos natalinos. As crianças, adolescentes e mães da ONG PróVida, que atende a comunidade local, aprenderam a fazer árvores de Natal, estrelas, botas natalinas, taças para suporte de velas e guirlandas com a reutilização de garrafas pet, revistas antigas e outros materiais, que ajudarão as famílias a complementarem suas rendas.