Técnicos do oeste do Pará recebem capacitação da Semas

Belém, 21/12/2016 –  Apresentar os procedimentos de inscrição e informar sobre a migração do Cadastro Ambiental Rural do Pará (CAR/PA) para o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Esse foi o objetivo de um curso de capacitação realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), em Santarém, na região oeste do estado, onde aconteceu a atividade, em novembro, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

O evento destinado a técnicos dos municípios da região Baixo Amazonas e Tapajós contou também com a participação de profissionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e responsáveis técnicos da Organização Não Governamental (ONG) The Nature Conservancy (TNC). A ação visa informar sobre a necessidade de retificações dos cadastros migrados do CAR para o Sistema atual, em cumprimento à legislação.

Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico obrigatório das informações ambientais dos imóveis rurais, que tem interesse de promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental, tendo como principais benefícios o acesso a políticas públicas e segurança jurídica aos produtores rurais: créditos rurais, acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de cotas de Reserva Ambiental (CRA), entre outras vantagens.

A capacitação foi coordenada pela equipe da Gerência de Planejamento Ambiental Rural (Geplam), da Semas, composta pelos engenheiros agrônomos Maximira da Silva e Cristiano Rocha, além da Gestora Ambiental Nilcia dos Santos, da Diored, com o apoio logístico do Programa Municípios Verdes (PMV), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém e da TNC. A equipe avaliou de forma positiva a ação que atingiu 19 municípios e capacitou 75 técnicos.

Novos cursos de capacitações serão realizados para consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do  Programa de Regularização Ambiental (PRA), buscando o desenvolvimento e adequação ambiental da região.