Olimpíada de Ciências na Flona de Caxiuanã recebe atividades de educação ambiental

Belém, 02/12/2016 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, no período de 18 a 30 de novembro, da VIII Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna, município de Melgaço, no Pará. Coordenaram as atividades os técnicos Gilton Moura e José Reinaldo, da gerência de Educação Ambiental da Semas.

A Olimpíada é um projeto de divulgação científica e inclusão social que envolve alunos e professores de 13 escolas localizadas na Flona de Caxiuanã, através de oficinas, assuntos científicos, práticas esportivas, cultural e meio ambiente que foram tratados de forma lúdica e pedagógica. Também foram promovidas práticas esportivas, todas relacionadas à tradição de vida dos moradores da floresta como: natação, casquinhagem e subida em açaizeiro com peconha.

O tema ‘Desenho Ambiental Regional: A importância da Água para a População Ribeirinha’, foi tratado na ocasião, com o objetivo de sensibilizar os alunos e professores através do desenho livre como instrumento de expressão, arte e educação do campo e sua relação com a natureza, bem como a importância da água como forma de preservação e desenvolvimento da população ribeirinha. A Olimpíada é um momento de confraternização dos moradores ribeirinhos envolvendo os municípios de Portel e Melgaço, por meio de suas escolas rurais.

Esta ação contemplou cerca de 20 alunos das escolas, com faixa etária a partir de 14 anos, e contou com a participação de 3 alunos norte-americanos do projeto de intercâmbio cultural do Museu Paraense Emílio Goeldi com o Museu Americano de Boston. A Olimpíada culminou na seleção de 8 alunos das escolas da Flona de Caxiuanã, que representarão nos Estados Unidos da América, a cultural e o conhecimento local.

Segundo a professora Maria Suelina Souza, a Oficina chegou em um bom momento por apresentar elementos novos para os adolescentes como a construção coletiva de painéis grandes retratando a realidade como arte educativa.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará