Semas participa de Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos

Belém, 30/11/2016 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou, esta semana, do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos, promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). O evento faz parte da “II Semana Nacional de Mobilização no Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos”, que iniciou na última segunda-feira (28) e seguirá até o sábado (3).

Participam da ação 29 instituições federais, estaduais e municipais, e parceiros, e entre os eixos temáticos discutidos estão a agroecologia e produção orgânica; fiscalização; impactos à saúde; impactos ao meio ambiente; análise e rastreabilidade; e pesquisa e extensão.

Durante a solenidade de abertura, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Thales Samuel Belo, disse que o problema dos impactos causados pelos agrotóxicos é uma demanda que não se restringe a um caráter local, nem nacional, mas internacional.

“O tema preocupa a toda sociedade e órgãos ligados a essa gestão. A sociedade aguarda um retorno dos órgãos responsáveis, não apenas de ação de controle e poder de polícia ambiental, mas de ações como essas do Fórum onde se envolva a sociedade e se vá a campo para saber o que vem sendo usado, mobilizado, transportado e comercializado no estado como um todo. A Semas se faz presente nesta demanda. A preocupação do Estado é estar junto com os membros que atuam nessa área. Precisamos trabalhar de forma coordenada para que tenhamos resultados positivos em relação a tudo que está sendo conduzido”, destacou.

O representante da Procuradoria-Geral, Estevam Sampaio, parabenizou a iniciativa e disse que o tema precisa cada vez mais ser discutido. “É importante o trabalho em conjunto na questão do agrotóxico, às vezes podemos dizer que o produto é bonito e interessante, mas mal sabemos o que muitas vezes está escondido atrás daquele produto e que pode trazer danos à saúde e malefícios. Que possamos ter um Fórum altamente produtivo e que depois, quando terminarmos, possamos ter melhores articulações no estado do Pará”, disse.

Adna Cardoso, gerente de Projetos Minerais Não-Metálicos (Gemina) da Semas, participou da solenidade de abertura e destacou a parceria do órgão ambiental nas ações da Semana de Mobilização. “A Semas coordena, desde 2015, a comissão temática de meio ambiente do Fórum. Debater esse assunto é de extrema importância para a conscientização dos produtores em utilizar de forma adequada os agrotóxicos e destinarem corretamente, por exemplo, as embalagens vazias para evitar contaminações e impactos ao meio ambiente”, comentou.

A promotora de Justiça e coordenadora do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos Fabia Melo-Fournier, destacou as estratégias que o Ministério Público e órgãos vem adotando a cerca da temática, no âmbito nacional. “Estamos trabalhando as articulações a nível nacional, com a elaboração de notas técnicas e estudos, que são relacionadas a normatização da matéria no Brasil. Preparamos as notas para encaminhar ao legislativo, e também temos procurado trazer e divulgar os estudos sobre os agrotóxicos, porque um dos objetivos do fórum é facilitar o acesso do cidadão à informação, fazendo uma troca dos dois lados”, ressaltou.

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos surgiu em 2014 com o objetivo é conscientizar e debater as preocupações relacionadas ao efeito dos agrotóxicos na natureza e na saúde humana, e este ano, teve como tema a Agroecologia, uma forma de produção de alimentos agrícolas sem o uso de veneno.

Programação – As atividades da Semana de Mobilização consistem em rodas de conversa, palestras e ações de conscientização que estão sendo realizadas durante toda a semana em diversos municípios do estado. O último dia da programação acontece no dia 3 de dezembro, culminando nas últimas atividades da Semana, que contará com panfletagem, palestras, exposições de painéis científicos e feira de produtos orgânicos, realizados na Praça Batista Campos, em Belém. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas no site www.mppa.mp.br

Ascom Semas com informações e fotos do MPPA

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará