Municípios recebem equipamentos para reforçar a gestão ambiental

Belém, 29/11/2016 – Representantes dos municípios paraenses de Bannach, Bom Jesus do Tocantins, Prainha, Rio Maria, Santo Antônio do Tauá, São Domingos do Araguaia e Viseu estiveram na capital do estado, em Belém, nesta terça-feira (29), para receber equipamentos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no Parque Estadual do Utinga (Peut).

Cada um desses municípios recebeu duas motocicletas e quatro capacetes, adquiridos pela Semas através de recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema). O objetivo é dar mais suporte para a gestão ambiental local e desenvolver atividades, como promover educação ambiental e realizar ações de monitoramento e fiscalização.

Os prefeitos Sidney Moreira, de Bom Jesus do Tocantins, e Cristiano Vale, de Viseu, agradeceram a parceria com o governo na concessão os equipamentos e comentaram que as ferramentas serão importantes para o desenvolvimento das atividades de meio ambiente dos municípios. “Temos que parabenizar principalmente o secretário Luiz Fernandes Rocha, que tem sido um grande parceiro nos auxiliando. Agradecemos o Governo do Pará”, ressaltou Sidney.

Lourival Barbosa, secretário de Agricultura e presidente do Conselho de Meio Ambiente do município de São Domingos de Araguaia avaliou a ação do governo do estado. “Nossa secretaria já está habilitada, nossos técnicos já estão capacitados e agora receber esses equipamentos vai nos ajudar muito no andamento das nossas atividades.”

A ação faz parte do projeto de Fortalecimento da Gestão Ambiental Integrada entre o governo do Pará e municípios. Este ano foram entregues, anteriormente, outras 25 motocicletas, adquiridas pelo Fundo Amazônia com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). A previsão é que em 2017 a Semas continue fornecendo equipamentos para outros 107 municípios, aptos para exercer a gestão ambiental local.