Servidores da Semas recebem preparação para aposentadoria

dsc_00761 dsc_00711 dsc_00961

Belém, 25/11/2016 –  Mais um encontro preparatório para servidores que estão próximos do beneficio da aposentadoria foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento (GTD), nesta sexta-feira (25), no auditório do órgão ambiental. A ação faz parte do projeto de preparação lançado em outubro desde ano pela instituição e tem o objetivo é preparar e orientar os funcionários para essa nova etapa da vida.

A psicóloga Débora Arruda abordou os aspectos psicológicos da transição para aposentadoria e destacou a iniciativa da Semas para ajudar os servidores  no planejamento nessa nova fase. “Essa ideia de trabalhar a pré-aposentadoria, que é um momento onde os funcionários precisam de organização para viver essa nova realidade. A mudança estrutural, que esse momento vai causar na vida das pessoas, é muito bacana”.

Cláudio de Melo da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), disse que o encontro ajuda a pensar na preparação para essa nova fase da vida. “É muito importante para uma reflexão sobre essa mudança que é inevitável”. O servidor Marcos Rocha da Gerência de Material e Patrimônio (Gemap) disse que não pretende parar de trabalhar após a aposentadoria. “Acho muito importante essa palestra. Quando eu me aposentar eu não pretendo parar, vou continuar trabalhando, na função de garçom”, disse.

A assistente Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosana Leão Souza, destacou a preocupação da secretaria com o futuro do servidor e da importância em  mostrar que essa é uma fase natural da vida e que o funcionário pode continuar ativo mesmo não estando mais no órgão. “A Semas trabalha esse processo de mudança mostrando que o funcionário pode continuar sendo útil não necessariamente na instituição. É fazer o servidor se sentir bem, afinal é uma fase natural na vida. Trabalhar a aposentadoria é um processo de mudança para felicidade”.

Outras atividades serão realizadas para os servidores que estão próximos da aposentadoria. O projeto atenderá também novos funcionários próximos do beneficio.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará