Trabalhos científicos de meteorologia da Semas são apresentados no XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia

Belém, 14/11/2016 – No período de 07 a 11 de novembro, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará participou do XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia – CBMET 2016, em João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, o órgão ambiental foi representado pelo Diretor de Hidrologia e Meteorologia, Antonio Sousa.

O Congresso é um evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) desde 1980. Este ano, o evento teve como temas principais ‘Tempo, Água e Energia’ e contou com uma série de palestras e painéis de discussões envolvendo hidrologia e meteorologia.

Antonio Sousa, diretor da Semas, apresentou dois trabalhos científicos desenvolvidos na diretoria de meteorologia do órgão ambiental. Um deles tratou da ‘Variabilidade Climática e as Anomalias nos Focos de Queimadas no Leste da Amazônia’, analisando a relação observada entre os fenômenos climáticos que atuam na região Amazônica e os elevados números de focos de queimadas registados no Pará, especialmente em anos de influência desses fenômenos, como o El Niño, por exemplo. O outro artigo, intitulado de ‘Ocorrência de Descargas Elétricas no estado do Pará’, fez um levantamento da ocorrência de raios no Pará, tendo em vista ser um dos estados que tem o maior número de registros no Brasil, e os perigos que isso traz a população.

Ao final do evento, Antonio participou de uma reunião com Jean Marc Terrisse, representante do Serviço Nacional de Meteorologia da França – Meteo France International (MFI), para troca de informações e experiências sobre sistemas de banco de dados, previsão climática e monitoramento meteorológico. Sobre a oportunidade, Antonio explicou que “a MFI é umas das líderes mundiais nesse tipo de serviço e nos convidou para uma reunião justamente por ter interesse em saber como é feito esse monitoramento na região Amazônica e após a apresentação dos nossos produtos, ficaram muito interessados em firmar uma parceria com a Semas”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará