Análise e modos de falhas de barragens foram debatidos em curso na Semas

Belém, 11/11/16 – Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram esta semana do curso de Análise de Segurança de Barragens. O encerramento ocorreu nesta sexta-feira (11) no auditório do órgão ambiental do Pará. A atividade foi realizada pela Semas, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea).

O curso abordou conceitos básicos, modos de falhas de barragens, casos históricos de ruptura e aspectos legais. Outros temas como projetos de barragens, métodos construtivos e de disposição de rejeitos, gestão de segurança e instrumentação, inspeções, riscos e valoração de danos ambientais foram ressaltados no decorrer da semana. Servidores da Semas ainda participaram de aula prática na empresa Imerys Caulim, no município de Barcarena, nordeste paraense, com orientação de dois professores.

A engenheira ambiental da Semas, Giane Aragão, foi uma das palestrantes do curso e agradeceu o governo do Pará por proporcionar esse encontro. “Foi um curso muito proveitoso, onde muitos buscaram a capacitação e nós como técnicos que trabalhamos na área, especificamente de barragens, só temos a agradecer ao governo do estado pela oportunidade de estar aqui com a Semas, nesse trabalho em parceria com o Crea. Conhecimento nunca é demais e esse curso nos proporcionou não só repassar nossa experiência aos participantes, mas também aprender com essas pessoas. Saímos daqui muito satisfeitos com o desenvolvimento do curso”.

Adriano Barbosa, da Defesa Civil, fez uma avaliação do curso: “foi muito importante, vários órgãos estiveram reunidos aqui na Semas para maior conhecimento sobre as barragens e isso vai refletir em nossas ações futuras. Na Defesa Civil trabalhamos muito com prevenção e nosso intuito aqui é conhecer mais sobre o assunto e implementar o aprendizado em nossas atividades”.