Técnicos da Semas fazem curso de análise e segurança de barragens

Belém, 07/11/2016 – Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram do primeiro dia do curso de análise e segurança de barragens. O ciclo de palestras que iniciou nesta segunda-feira (7) tem como objetivo a capacitação para análise de licenciamento ambiental de barragens. O evento é realizado em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea) e segue até a próxima sexta-feira, dia 11 de novembro.

Abordando conceitos básicos, modos de falhas de barragens, casos históricos de ruptura e aspectos legais, o curso teve o engenheiro civil Rodrigo Rodrigues como primeiro palestrante. “É importante nos apropriarmos de conhecimento em relação não só às estruturas das barragens, mas também das operações e do monitoramento em torno delas, especialmente num estado como o Pará”, conta o representante da Pimenta de Ávila Consultoria.

Shirley Prata, coordenadora de mineração da Semas, avalia que o curso também é essencial para uma melhor integração entre órgãos envolvidos no trabalho com as barragens no estado. “Esse tipo de exposição é válida para os técnicos da Semas e também para a Defesa Civil, membros do Departamento Nacional de Produção Mineral, da Delegacia de Meio Ambiente e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e outras instituições. Isso ajuda a tornar o processo menos obscuro para todos, clareando as dúvidas sobre o licenciamento de barragens”, destacou a coordenadora, na plateia que assistiu as palestras.

Além das aulas teóricas, cerca de 20 servidores da Semas poderão participar, na quinta-feira, 10, de uma aula prática, quando farão visita de campo à empresa Imerys Caulim, no município de Barcarena, nordeste paraense, com a participação de dois professores. No decorrer da semana, outros temas como projetos de barragens, métodos construtivos e de disposição de rejeitos, gestão de segurança e instrumentação, inspeções, gestão de riscos e valoração de danos ambientais serão contemplados.

A servidora Lariana Medeiros, da Diretoria de Gestão de Recursos Hídricos (Direh) da Semas, conta que é sempre bom aprimorar o conhecimento das questões ambientais do lugar onde se vive. “Temos a chance de aprender hoje não apenas sobre as barragens em suas formas físicas, mas dos impactos e consequências para o meio ambiente, bem como as transformações da vida das populações do entorno”, conta ela que acompanhou a abertura do evento junto a colegas de trabalho da Direh.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará