Servidores dos Núcleos Regionais da Semas recebem capacitação em Belém

Belém, 4/11/16 – Um encontro para capacitação técnica dos servidores dos Núcleos Regionais (Nures) de Altamira, Paragominas, Marabá e Santarém, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), coordenado pelo Núcleo de Gestão e Regularidade Ambiental (Nuram), foi realizado desde segunda-feira, 31, com encerramento nesta sexta-feira, 4. O evento visou o fortalecimento da equipe técnica e de gestão dos Nures em todo o estado.

Os três primeiros dias do treinamento aconteceram na Escola de Magistratura e envolveu a migração dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para o Sistema Nacional do CAR (Sicar).  Nos dois últimos dias, no auditório da Semas, foram tratadas as questões do nivelamento de informações do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) e do Programa de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), emissão do Licenciamento de Atividades Rurais (LAR), de passeriformes e vistorias em Plano de Manejo Sustentável Florestal (PMFS).

Coordenadores dos Núcleos tiraram dúvidas sobre o licenciamento de Projetos de Infraestrutura, procedimentos de indeferimento e arquivamento de processos na Consultoria Jurídica, apresentação do sistema de Tecnologia da Informação, a operacionalização e a gestão administrativa: protocolo, relatório de viagem, suprimento de fundos e gestão de pessoas, entre outros mecanismos de ações.

O secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes, demonstrou o esforço que vem sendo feito para a agilidade dos processos e os principais gargalos enfrentados, como o Licenciamento de Atividade Rural (LAR) e o licenciamento florestal. “Estamos tentando aperfeiçoar o processo e as regionais têm melhorado bastante com o Nuram. Precisamos ouvir vocês nesse trabalho”.

A diretora da Semas, Sylvia Santos, falou da organização das Nures e da Nuram para resolver as demandas e os detalhes burocráticos necessários para o andamento dos processos. Ana Marla, da Nure Marabá, expôs a preocupação com a harmonia entre os Núcleos com a sede da Semas, em Belém. “Para que possamos trabalhar melhor”, disse.