Instituto Manguezal promove coleta seletiva em Salinópolis

20161021_1111441 20161023_1049161 20161023_1107401

Belém, 26/10/16 – O Projeto de Coleta Seletiva do Instituto Manguezal em parceria com a Associação de Reciclagem de Salinópolis (Arsal), nordeste do estado, realizou na última sexta-feira (21), uma roda de conversa na Câmara Municipal de Vereadores sobre práticas sustentáveis. No encontro, Maria Damina  Paulino da Silva, representante da Cooperativa Recicron de Catadores de Materiais Reciclável do município de Vigia de Nazaré, falou sobre sua experiência. “O maior fator de sucesso para uma cooperativa é a união e forma de organização”, destacou. A cooperativa, em 11 anos,possui cadastro de 17 mil domicílios, com produção estimada em 20 toneladas por mês de material reciclável.

Adecir Copini, comerciante, também contou sua experiência vivida na Coopercamare, no município de Paragominas, que funciona há oito anos, em parceria com a prefeitura e empresas parceiras. Os relatos ajudaram a capacitar e motivar a Arsal e o Instituto Manguezal a iniciarem ações de educação, mobilização social e a coleta seletiva. O objetivo é sensibilizar  todos os geradores de resíduos no município.

Hotel Prive do Atalaia foi o primeiro grande empreendimento que aderiu ao projeto. O gerente, Roberto Freire, destacou a iniciativa e que agora os resíduos sólidos do hotel serão destinados à Arsal. Outros empreendimentos já fizeram a adesão e estão comprometidos a selecionar os resíduos e destinar para a Associação.

Uma ação de educação ambiental foi realizada pelo Instituto Manguezal na Praia do Atalaia, no domingo (23). Catadores uniformizados percorreram a praia retirando o lixo da natureza – cerca de 10 quilos de garrafa pet e latinhas de alumínio. Antes da ação, os catadores participaram  de uma pequena palestra sobre a importância da coleta seletiva para o meio ambiente. Brenda Lopes, diretora de Projetos do Instituto Manguezal, explicou que a ação tem o objetivo de motivar os catadores e fazer com tenham uma postura adequada na abordagem aos turistas.