Veículo e equipamentos facilitam fiscalização ambiental na região Xingu

1

Belém, 21/10/16 – O Núcleo Regional (Nure) de Altamira, região Xingu, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), recebeu o repasse de um carro com tração nas quatro rodas, nesta sexta-feira (21), para dar suporte no trabalho de monitoramento, fiscalização e regularização das atividades que causam impactos ambientais na região e promover a preservação do meio ambiente em condições mais favoráveis.

A ação faz parte do projeto, elaborado pela Semas, de Fortalecimento da Gestão Ambiental Integrada entre o governo estado do Pará e o município, com foco na Regularização Ambiental, e vai possibilitar um maior trânsito das equipes do órgão ambiental do Pará, em lugares mais afastados e de difícil acesso na região Xingu. Criado em 2009, o Núcleo Regional de Altamira é integrante do projeto de descentralização da gestão ambiental do estado, que tem como objetivo dar autonomia aos municípios da região na gestão dos recursos naturais.

A gente vem desenvolvendo um bom trabalho aqui em Altamira. Esse carro vai ajudar ainda mais para que possamos desenvolver nosso trabalho com excelência. As estradas aqui na região Xingu são difíceis de trafegar e o veículo nos dará mais e melhor mobilidade a partir de agora”, avalia Emma Isabel Castañera, coordenadora do Nure da região Xingu.

Os Núcleos Regionais de Santarém, Marabá e Paragominas também estão sendo equipados, seguindo as especificidades regionais. A Semas já repassou computadores, notebooks e impressoras a todos os Nures, para auxiliar no desenvolvimento do trabalho regional no Pará.