Ciclo de palestras na Semas certifica servidores em cubagem de madeira

dsc_00951 dsc_00431 dsc_00161

dsc_01041 dsc_01411 dsc_01251

Belém, 14/10/16 – A Secretaria de Estado Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou nesta sexta-feira (14), com o apoio da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), as palestras ‘Controle de Comercialização de Produtos Florestais e Elaboração de Relatórios de Vistoria’, ministrada por Gabriela Arruma, diretora de gestão florestal da Semas e ‘Infração Administrativa e procedimentos oriundos do poder de polícia ambiental’ proferida por Thales Belo, secretário adjunto de gestão e regularização ambiental do órgão. As atividades são continuação de eventos ocorridos em janeiro e março, quando técnicos da secretaria participaram de curso de qualificação em cubagem, com aulas teóricas e práticas, para vistoria em pátios de estocagem das indústrias madeireiras e padronização das apresentações de relatórios da medição de madeira em tora e serrada, de acordo com as leis e normas vigentes.

Voltado para servidores do órgão ambiental, a primeira palestra abordou o funcionamento do sistema de controle de comercialização de produtos florestais, procedimentos para elaboração de relatórios de vistoria, manipulação do sistema Sisflora Auditoria, realização de levantamentos utilizando os sistemas e o controle da comercialização de produtos florestais. A palestrante comentou ainda sobre as atribuições de cada gerência que compõe a Diretoria de Gestão Florestal (Dgflor) e explicou como funciona o processo de licenciamento florestal do Estado.

A palestra consistiu em um momento para esclarecer dúvidas. Gabriela explicou que muitas vezes os servidores ficam tão envolvidos com o trabalho e não percebem como ocorre o fluxo da secretaria. “O momento nos proporciona ter uma melhor visão de como funciona a Dgflor e como o nosso trabalho muitas vezes influencia o do colega. É importante ter essa oportunidade para nivelamento e padronização das informações. Achei proveitoso e estou muito feliz com a participação de todos”, comenta.

Já o secretário Thales Belo ministrou o segundo período do evento, destinado a assuntos que tratam da importância dos dispositivos legais nas infrações ambientais e administrativas, além da efetividade da polícia ambiental. “Os atos de cada um de nós possuem impactos, então o nosso trabalho precisa ser exercido com responsabilidade. Cursos de capacitação são uma excelente experiência, pois proporcionam a troca de conhecimentos entre servidores novos e antigos”, avalia.

Nazaré Amador, servidora da Gerência de Cadastro, Transporte e Comercialização de Produtos e Subprodutos Florestais (Gesflora), considera que “as informações oferecidas durante a palestra proporcionaram um nivelamento das informações de todas as gerências, uma interação dos servidores e complementaram o conhecimento que temos das vivências diárias que envolvem esta diretoria. São muitos assuntos e abordagens, mas a iniciativa e a forma dinâmica como foi exposto foi extremamente válida”. O engenheiro ambiental da diretoria de gestão florestal, Heitor Capela, disse que saiu da palestra com um conhecimento mais apurado do funcionamento geral da Semas. “Aqui tivemos a oportunidade de irmos além de nossas diretorias para entender o trabalho do resto da secretaria, entendendo como cada setor funciona. Isso promove uma melhor interação e sintonia entre os servidores”, afirmou.

No final, o secretário de estado de meio ambiente e sustentabilidade, Luiz Fernandes, agradeceu os presentes. “Os cursos já viraram rotina aqui na Semas. Isso tem trazido os nossos servidores para o centro das ações da secretaria, fortalecendo a imagem boa que temos cultivado com a sociedade, cada vez mais presente no nosso cotidiano. Aqui as pessoas trabalham com o coração, muita vontade e dedicação. Isso faz toda a diferença. Só tenho a agradecer todos que compareceram”, destacou.

Representante da EGPA, Manoel Reis avaliou a iniciativa da secretaria pelo curso. “Sempre certifico a Semas como exemplo positivo dentre as nossas parcerias. A participação é sempre grande e a evasão pequena. Os debates são enriquecedores e com resultados promissores”, comentou após a entrega de certificados. As palestras fazem parte de uma programação que vem acontecendo desde o início deste ano no órgão ambiental.