Semas entrega mapas hidrográficos da Região Nordeste do Pará para instituições municipais

Belém, 13/10/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Gerência de Plano e Enquadramento (Geplen) esteve, nos dias 5 e 6 de outubro, nas sedes da Associação de Municípios do Nordeste Paraense (AMUNEP) e do Consórcio Integrado de Municípios Paraenses (COIMP), para entrega dos mapas hidrográficos da Região Hidrográfica Costa Atlântica Nordeste, produzidos pela Gerência do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (Gesir) da Semas.

A função básica dos mapas é o reconhecimento dos rios por parte da população em geral, contemplando um princípio fundamental de que só é possível fazer gestão daquilo que se conhece.

Estes materiais são resultado da primeira etapa do Projeto de Estímulo à Proteção de Corpos D’Água (PPCA), que tem como objetivo a implantação do instrumento de Enquadramento de Corpos D’Água em rios de domínio estadual. Uma das metodologias adotadas pelo projeto é iniciar o Enquadramento contando com o protagonismo e iniciativa dos municípios localizados na região hidrográfica, fomentando as ações de conservação e revitalização dos rios com o objetivo de manter ou melhorar a qualidade da água. Para tanto, a Semas está buscando parcerias com organizações intermunicipais, que agrupam municípios com a finalidade de promover o desenvolvimento regional através da resolução de desafios comuns, como a gestão ambiental sustentável.

Na ocasião, também foram traçadas ações com o objetivo de solidificar a parceria em 2017 envolvendo o Governo do Pará, as organizações intermunicipais e os municípios consorciados para iniciar as atividades de mobilização social e educação ambiental, necessárias para a implantação do Enquadramento.