Semas participa de evento sobre desmatamento em Brasília

whatsapp-image-2016-10-05-at-14-33-03

Belém, 06/10/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou do Seminário Técnico-Científico sobre o desmatamento na Amazônia Legal, em Brasília. O secretário Luiz Fernandes Rocha foi convidado para ser um dos debatedores no evento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que reuniu representantes do governo federal, jornalistas, cientistas e a sociedade civil organizada para discutir sobre novos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento na região. Além da Semas, diversos órgãos como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) marcaram presença.

O objetivo é trazer a sociedade civil para o debate, buscando a democratização das decisões, soluções e ideias, em conjunto com diversas instâncias da gestão ambiental, especialmente em relação à transparência das políticas públicas contra a perda de cobertura nativa da Amazônia. Os conteúdos debatidos servirão de subsídio para a nova fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDam), plano que desde sua implementação, em 2004, fez o desmatamento no país cair em 78%.

Entre os entre os principais temas abordados, estiveram impacto da destinação nas taxas de desmatamento em glebas públicas, o combate ao desmatamento em assentamentos, a importância das unidades de conservação e das terras indígenas e do monitoramento remoto, além da discussão do desafio do desmatamento ilegal zero na Amazônia.

No Pará, a Semas vem trabalhado incessantemente para que estas discussões estejam contempladas em ferramentas do estado que buscam a sustentabilidade de forma responsável e transparente, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Cadastro Ambiental Rural (CAR) – cujo números de cadastros já feitos no estado ultrapassam 160 mil , a implementação do Sistema Nacional do CAR (Sicar-PA) como sistema oficial para elaboração do cadastro. Há ainda o Programa de Regularização Ambiental (PRA), no qual o Pará foi pioneiro em todo o país, além do fortalecimento constante da gestão descentralizada nos 144 municípios do estado, promovida pela Semas através de cursos, capacitações e entrega de equipamentos.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará