Acidentes com aves nos aeroportos são abordados em palestra na Semas

Belém, 06/10/16 – Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participaram nesta quinta-feira (6), no auditório da instituição de uma oficina sobre ruido aeronáutico e risco da fauna em aeródromos. O evento é uma parceria da Secretaria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Marilda Tavares, uma das palestrantes, falou sobre o panorama das questões urbanas no entorno dos aeroportos brasileiros e destacou a importância da preservação do meio ambiente livre de acúmulos de lixos no entorno, para evitar a proximidade de aves como fatores de risco à segurança. Uma das questões abordadas no encontro também foi a regulamentação do ruído aeronáutico, o embasamento legal e o regulamento da aviação brasileira.

O coordenador de meio ambiente da Infraero, Franney Carvalho, destacou a importância da parceria com a Semas como essencial para o aumento da fiscalização. “Buscamos sempre estar presente com outros órgãos para deixar todos cientes da regulamentação que precisa ser seguida. A colisão de aeronaves com pássaros é um assunto sério e temos trabalhado para que os cuidados e precauções sejam de conhecimento de todos”, conta.

No mundo, mais de 470 pessoas já foram vítimas fatais em acidentes aéreos envolvendo pássaros. O Major Aviador Fábio Valentim explicou que o apoio da Semas permite melhor conscientização sobre os planos de manejo de animais, além da análise dos dados em conjunto. “Nosso maior dever é resguardar vidas. Às vezes os acidentes com animais nem são identificados com essa causa e este tipo de evento é importante para que possamos ter um volume de trabalho mais eficaz”, explicou ele, que desde 2014 acompanha as ações conjuntas da secretaria de meio ambiente com a Infraero e a Anac.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará