Semas promove palestra para servidores da Emater

Belém, 03/10/2016 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente  e Sustentabilidade (Semas) ofereceu cursos de capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), dentro da nova ferramenta do cadastro, o Sistema Nacional do Cadastro Ambiental (Sicar). A iniciativa foi para secretarias municipais das regiões do Carajás e Lago de Tucuruí e recebeu também técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), abrangendo nove municípios (São Domingos do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins, Itupiranga, Parauapebas, Breu Branco, Rondon do Pará, Tucuruí, Marabá e Nova Ipixuna) em evento sediado em Marabá. O evento que durou dos dia 26 a 29 de setembro é fruto da Cooperação Técnica entre a Semas e o Emater e contou com participação de alguns representantes de outras instituições, como o Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) e Sindicatos de Produtores Rurais (SPR) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

O treinamento trata especialmente da inscrição na nova plataforma e retificação de dados no sistema anterior ao Sicar, com base na Portaria 654, de 7 de abril deste ano, da Semas. Cristiano Rocha, engenheiro agrônomo da Diretoria de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored), foi um dos técnicos convidados para participar para palestrar no evento. Segundo ele, o evento é importante para que a parceria entre os órgãos se fortaleça. “Além do treinamento oferecido, isso ajuda na integração de ambos os órgãos, melhorando a gestão ambiental do estado”, conta o técnico da Diored.

Além dele, a equipe de expositores da Semas foi composta pelo também engenheiro agrônomo Luiz Cardoso, o engenheiro florestal Ivan Ribeiro, o geógrafo Daniel Abudi, e o analista de sistemas Igor Silvestre. O curso demonstra como devem ser feitos os procedimentos da transição do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) ao Sistema Oficial de Cadastro Ambiental (Sicar-Pará), que se dará em três etapas: módulo cadastro para novos cadastramentos; migração e integração Simlam e Sicar-Pará e funcionamento online da plataforma do Sicar, com disponibilização pública das informações.

Registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, o CAR é responsável por formar base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais, além de ser ferramenta para que os produtores rurais possam aderir a Programa de Regularização Ambiental (PRA).