Último suspeito de fraude ambiental é preso em Operação R.I.P

Belém, 26/09/16 – Foi preso na noite do último domingo, 26, Alex Feio, suspeito de participar do esquema criminoso que fraudava documentos para manejar áreas em Portel, no Marajó. A operação R.I.P (sigla para “descanse em paz” em inglês), deflagrada pelo Polícia Civil em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) no último dia 22 de setembro, teve como principal objetivo desarticular a associação criminosa, que contava com mais 3 envolvidos, presos na última semana.

Alex consta como dono de um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) e procurador de outro, ambos na área cuja proprietária faleceu meses antes da data do contrato de comodato, tendo sido falsificadas as assinaturas dela, a fim de consumar a fraude. O suspeito foi preso em Manaus, em uma parceria entre a Polícia Civil do Pará, Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) da Seguo e da Polícia Civil do Amazonas, que trabalharam conjuntamente no combate aos crimes ambientais na Amazônia.

A operação R.I.P evitou o desmatamento ilegal de mais de 3.000 hectares – equivalente 3.000 campos de futebol em extensão e cerca de 2.500 caminhões cheios de tora de madeira.

Fórum de Secretários da Amazônia Legal – O Estado do Pará foi escolhido para liderar a secretaria executiva do Fórum dos Secretários de Estados da Amazônia Legal. A eleição aconteceu em uma reunião em Brasília, na presença do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, Luiz Fernandes Rocha, secretário adjunto de Recursos Hídricos da Semas, Ronaldo Lima, e secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto. Além disso, estiveram presentes representantes dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins.

Este foi o 5º encontro do Fórum, criado com o objetivo de fortalecer os laços entre os governos estaduais da Amazônia com o Governo Federal, para discutir e buscar soluções para questões ambientais de cada Estado da Região. Além disso, o fórum reforça o compromisso dos estados em proteger a Amazônia, com ações integradas entre as secretarias, tendo como base a Rede de Inteligência da Amazônia Legal.