Semas realiza palestra de educação ambiental e fiscalização no município de Curuçá

Belém, 13/09/16 – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), realizou no último domingo (11) a palestra “Cidadania e Meio Ambiente”, no município de Curuçá. O evento teve participação de moradores da comunidade local de Taperinha, além do Secretário Municipal de Meio Ambiente do município, Ruy Roqueta, e diversas lideranças comunitárias.

Ministrada pelo educador ambiental da Semas, Gilton Moura, a palestra foi um convite da Organização Não Governamental (ONG) Movimento Missão Jovem. O evento contou ainda com a participação do cabo Silva Júnior e do soldado José Rodrigues Neves, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar, que também palestraram sobre as ações desenvolvidas pelo BPA.

Além das palestras para a comunidade, foi realizado também um trabalho orientativo/educativo com barraqueiros e donos de restaurantes do balneário Rio Maú, na divisa entre os municípios de Curuçá e Marapanim. Segundo os moradores locais, no espaço onde funciona o balneário, existem problemas com poluição sonora, poluição visual e de resíduos no entorno do rio (latas e garrafas PET). Foi solicitado a redução do volume de som, entrega de cartilhas educativas “Preservação de mata ciliar, de recursos hídricos e de resíduos”, e também a retirada de faixas do entorno do rio com propaganda das festas. Ações de fiscalização já estão previstas para o município.

O diretor de Meio Ambiente da ONG, Francisco Silva, aproveitou a oportunidade e agradeceu em nome da comunidade a presença dos órgãos ambientais e as ações realizadas. O diretor afirma ainda, que as ações de fiscalização são importantes para a comunidade local, que ajuda a prevenir degradações nas cabeceiras de rios, nascentes e pesca predatória.