I EcoSalinas discute desenvolvimento costeiro da região do salgado paraense

02 03 04

Belém, 09/09/16 – Durante os dias 30 e 31 de agosto foi realizado em Salinas, o I Seminário sobre Desenvolvimento Costeiro de Salinópolis (I Ecosalinas), que teve como objetivo contribuir para a discussão de aspectos relevantes para o desenvolvimento costeiro do município de Salinópolis e da Região do Salgado Paraense, além de listar soluções a partir de um olhar moderno, no qual a sustentabilidade econômica e socioambiental esteja na concepção inicial dos projetos.

O evento foi realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Salinópolis. Cerca de 70 pessoas participaram da reunião.

A abertura do seminário foi feita pela Professora D.Sc. Susana Vinzon, da UFRJ, que enfatizou a importância de se discutir os diversos processos – físicos, sociais, econômicos – ocorridos na zona costeira da região do salgado paraense, com o objetivo de mostrar a necessidade de se obter cada vez mais informações para subsidiar as tomadas de decisões relativas à gestão deste espaço.

Os temas discutidos neste encontro foram: “A orla costeira como vetor de desenvolvimento econômico e social”, “Dinâmica e opções de manejo de mangues urbanos”, “A dinâmica costeira, opções de manejo e recuperação” e “O Desenvolvimento Costeiro de Salinópolis”. As temáticas foram discutidas por diversos profissionais da área que participaram dos dois dias de seminário.

A apresentação sobre o Projeto para a melhoria da Orla da Praia de Atalaia foi um assunto bastante discutido, já que a proposta implica diretamente em mudanças estruturais, em especial relacionados à gestão das futuras barracas de praia.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará