Estado do Pará participa de reunião no México para debater mudanças climáticas

01 03 02

Belém, 06/09/16 – Governadores de 15 estados do Brasil e líderes de várias províncias e regiões de florestas tropicais das Américas participaram, no período de 29 de agosto e 2 de setembro, da Reunião Anual da Força Tarefa dos Governadores sobre o Clima e Florestas (GCF) e Cúpula do Clima das Américas, realizada no México. O evento teve como foco as estratégias políticas e práticas que unem governos, sociedade civil, e o setor privado em torno das metas comuns que tratam sobre mudanças climáticas.

A cerimônia de abertura contou com o anfitrião Governador, Aristóteles Sandoval, do estado mexicano Jalisco e outros participantes, como Patricia Castellano, Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). Estiveram presentes líderes da sociedade civil organizada, de comunidades e povos indígenas e diversas instituições como a Climate Group (Grupo Climático), além de doadores e parceiros financeiros como a Embaixada Norueguesa, o Banco Mundial, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Fundo GCF.

A programação do evento incluiu uma série de painéis públicos e sessões interativas que tiveram como foco políticas ambiciosas e programas que estão sendo difundidos em várias regiões, a fim de conter o aumento de emissão de gases do efeito estufa, além de envolver comunidades locais no combate as mudanças climáticas. A reunião incluiu ainda vários anúncios sobre novas parcerias e iniciativas que vão ao encontro dessas metas.

O Estado do Pará foi representado pelo Secretário Adjunto de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas da Semas, Ronaldo Lima, que participou de dois painéis de apresentação. Na ocasião, o secretário discorreu sobre o Plano Estadual de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento (PREGEED) e os avanços do Pará na redução das emissões dos gases de efeito estufa, além da importância da proteção do binômio água e biodiversidade para o cumprimento das metas estabelecidas nos acordos de Paris.

Sobre a iniciativa do encontro, Ronaldo enfatizou que “o evento foi de grande importância para troca de experiências e oportunidade de firmar parcerias com os Estados vizinhos da Amazônia e buscar cooperações internacionais, visando o intercâmbio de tecnologias e captação de recursos que venham contribuir com os esforços do governo na redução das emissões de gases de efeito estufa e planejamento de desenvolvimento baseado em uma economia de baixo carbono”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará