Projeto Ação Verão realizou oficinas e palestras em Salinas

IMG-20160826-WA0022 IMG-20160826-WA0032

Belém, 31/8/2016 – Em mais uma ação do Projeto Ação Verão no município de Salinópolis, no período de 22 a 26 de agosto, técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), realizaram uma palestra e duas Oficinas: confecção de produtos ecológicos a partir da reutilização de garrafas pet e oficina de introdução a serigrafia, tendo como público alvo 20 (vinte) integrantes da Associação de Barraqueiros do Atalaia, Maçarico e similares.

Os trabalhos se iniciam com uma abordagem teórica e contextualizada da problemática da destinação inadequada dos resíduos sólidos, o tempo de decomposição dos resíduos na natureza e os problemas advindos do descarte indiscriminado.

Para o técnico Reinaldo Carvalho, da Gerência de Programas e Projetos Ambientais da CEAM, “a oficina de produtos ecológicos a partir da reutilização de garrafas pet foi importante, pois demonstrou para os participantes que a reutilização de garrafas pet, pode ser uma forma de minimizar os impactos gerados, além de ser uma oportunidade de renda para o público capacitado”.

Na segunda oficina, ministrada pelo servidor Benedito Vilhena, foi possível apresentar mais uma opção de geração de renda, através da demonstração de técnicas serigráficas que podem ser aplicadas para personalizar camisas, crachás, guardanapos, entre outros.

“Uma excelente iniciativa da Semas”, assim foi a avaliação dos participantes que ao final das oficinas, exibiam com satisfação, as peças confeccionadas e com surpresa pelas possibilidades de reutilização de materiais antes descartados nas praias, causando não somente um prejuízo visual, como também uma ameaça à saúde humana e aos animais de vida aquática.

Dentre os participantes, estiveram representadas as barracas Verde Mar; Novo Horizonte; Curimã, Marisol; Beira Mar; Dantas; Paraíso do Atlântico; Nativos da Ilha; Copacabana; Axé Pará; Maresia; Peixaria do Luiz; Maria Maria; Nova Jerusalém e Decolores.

É importante ressaltar que esta iniciativa contou com a parceria da Fábrica de Refrigerantes Garoto, que fizeram a doação de garrafas inservíveis para linha de produção, mas que foram utilizadas nas oficinas.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará