Criador amador de pássaros tem pedido de anilhas suspenso

Belém, 21/8/16 – O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou um boletim do Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (Sispass) anunciando a suspensão temporária da solicitação de anilhas pelos criadores amadores de pássaros e um novo credenciamento de fábricas para a confecção e distribuição dessas anilhas. O Ibama informa ainda que até que todas as etapas dos procedimentos de credenciamento sejam efetuados e as empresas aprovadas estejam aptas ao início dos trabalhos, o pedido de novas anilhas permanecerá suspenso.

Segundo o boletim eletrônico do Ibama, a reprodução das aves não deve ser realizada no período da suspensão, previsto para até setembro . A autorização da reprodução dos pássaros em cativeiro é concedida pelos órgãos ambientais, por meio da entrega das anilhas.

Instrução Normativa do Ibama estabelece que “Para os criadores amadores e comerciais de passeriformes, é proibida a reprodução sem prévio requerimento de anilhas”. Portanto, ainda de acordo com o boletim, os criadores não estão autorizados a realizar a reprodução sem esta marcação. Caso contrário, as aves nascidas devem ser entregues ao Ibama.

A paralisação da reprodução pelos criadores amadoristas não trará prejuízos ambientais ou econômicos, considerando o caráter amador da criação, finaliza o boletim.

Sispass é um sistema informatizado do Ibama, gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas), para operações de manejo do cidadão que mantém legalmente pássaros silvestres. A finalidade do sistema é instruir os criadores amadoristas a criar as aves dentro dos preceitos legais.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará