Meteorologia da Semas prevê que o calor continua até outubro

Belém, 12/8/16 – No fim de semana de homenagens ao dia dos pais, os paraenses devem se preparar para o calor. Em Belém, de acordo com dados da Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), as temperaturas devem chegar aos 34ºC no domingo, 41, dois graus a menos que a máxima esperada para a região sudeste, que deve registrar a temperatura mais elevada em todo o estado neste fim de semana.

A temperatura deste final de semana tem muito a dizer sobre os próximos meses do ano em todo o estado. De acordo com a Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (Dimeh), o semestre deve continuar com altas temperaturas e baixos índices de chuva.

O diretor da Dimeh, Antônio Sousa, explica que apesar do fim do fenômeno climático El Niño, que reduz os índices de chuva na região, as temperaturas devem continuar elevadas e com altas taxas de evaporação até meados de outubro.

A Região Metropolitana de Belém (RMB) possui uma altitude baixa em relação ao nível do mar, além de ser próxima à linha do Equador, o que significa que a região possui uma grande incidência solar, com temperaturas elevadas e altos índices de evaporação, deixando o clima quente e abafado.

Os meses de julho a setembro estão entre os mais secos do estado, elevando as temperaturas máximas diárias, principalmente nas regiões sudeste, sudoeste, nordeste e RMB, devido pouca ocorrência de chuva.

A Sala de Situação para monitoramento e previsão meteorológica e hidrometeorológica da Semas detectou uma massa de ar seco em grande parte do Pará, desde julho, que contribui para a redução das chuvas. Segundo os meteorologistas, esse calor só deve reduzir em meados de outubro, quando o período chuvoso deve começar com índices pluviométricos de 100 mm a 150 mm ao mês.

Confira a previsão para o fim de semana em todo o estado:

Região Metropolitana de Belém (RMB): no sábado, céu com sol e aumento de nuvens pela manhã. Previsão de pancada de chuva à tarde. Temperaturas com máxima de 34ºC e mínima de 24ºC. No domingo, sol e aumento de nuvens durante o dia. Previsão de chuva fraca isolada à tarde. Temperaturas com máxima de 34ºC e mínima de 24ºC.

Na região nordeste, o sábado amanhece com sol e poucas nuvens pela manhã aumentando à tarde. Previsão de chuva à tarde e à noite. Temperaturas com máxima de 34ºC e mínima de 24ºC. No domingo, céu com sol e aumento de nebulosidade. Previsão de chuva fraca e isolada à tarde. Temperaturas com máxima de 34ºC e mínima de 24ºC.

Sudeste: o fim de semana começa com sol e aumento de nuvens. Previsão de chuva fraca à tarde. Temperatura variando com máxima de 36ºC e mínima de 23ºC. Domingo, dia dos pais com sol e algumas nuvens. Chove fraco à tarde. Temperatura variando com máxima de 36ºC e mínima de 23ºC.

Sudoeste: sábado de céu com muitas nuvens durante o dia. Chove a qualquer hora do dia. Temperatura variando com máxima de 34ºC e mínima de 23ºC. Domingo com sol e aumento de nuvens pela manhã. Chove à tarde. Temperatura variando com máxima de 33ºC e mínima de 24ºC.

Baixo Amazonas e Calha Norte: sábado amanhece com sol entre nuvens. Previsão de chuva a qualquer hora. Temperaturas estáveis, com máxima de 33ºC e mínima de 22ºC. Já o domingo é com sol e aumento de nuvens de manhã. Previsão de chuva à tarde. Temperaturas estáveis, com máxima de 32ºC e mínima de 23ºC.

Marajó: sábado com sol e aumento de nuvens pela manhã. Chove rápido à tarde. Temperaturas estáveis, com máximas de 36ºC e mínimas de 25ºC. Domingo com sol e muitas nuvens. Chove rápido e isolado à tarde. Temperaturas estáveis, com máximas de 34ºC e mínimas de 25ºC.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará