Motocicletas reforçam fiscalização ambiental em 30 municípios

DSC_0093 DSC_0090 DSC_0098

DSC_0060 DSC_0080 DSC_0074

Belém, 11/8/16 – Reforçar a fiscalização e a gestão ambiental em 30 municípios paraenses é o principal objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) ao fazer a entrega de 59 motocicletas e 118 capacetes, nesta quinta-feira (11), no Parque Estadual do Utinga. O secretário adjunto da Semas, Cláudio Lima, e diretores da instituição repassaram os veículos e equipamentos a prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e outros representantes das prefeituras.

Os municípios de Bagre, Conceição do Araguaia, Curralinho, Gurupá, Irituia, Mãe do Rio, Melgaço, Muaná, Soure, Maracanã, São Caetano de Odivelas, Breves, Terra Alta, Almeirim, Aveiro, Belterra, Bujaru, Curuçá, Floresta do Araguaia, Igarapé Miri, Medicilândia, Porto de Moz, Rurópolis, São Francisco do Pará, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, São Sebastião da Boa Vista, Bonito, Marapanim e Oeiras do Pará vão usar as motocicletas no trabalho de prevenção e fiscalização de atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente.

A secretária de Meio Ambiente do município de Soure, no Marajó, Dirlene Silva, disse que as duas motocicletas vão ser muito úteis na fiscalização da caça predatória, da derrubada de árvores, poluição sonora e das praias atualmente feita com utilização de bicicletas. “Estávamos fazendo a fiscalização usando as bicicletas dos próprios funcionários, o que limitava as ações e agora vamos ter mais condições de fiscalizar”, declarou.

Getúlio de Souza, prefeito de São Sebastião da Boa Vista, também no Marajó, alertou que as motocicletas servirão para utilização urbana. “Os veículos serão de grande utilidade na área urbana e estamos aguardando lanchas para o trabalho de prevenção e fiscalização na nossa zona rural, feita de rios”.

O representante de Conceição do Araguaia, Jânio Pereira, considera os veículos de grande importância para o combate à extração de madeira ilegal e fiscalização dos lagos do município do sudeste paraense. Roberto Seabra, secretário de Meio Ambiente de Floresta do Araguaia, na mesma região, avalia que “a fiscalização vai melhorar na área rural do município maior produtor de abacaxi do país”.