Semas divulga boletim das condições do tempo para o final de semana no Pará

foto1 foto3 foto2

Belém, 28/7/16 – A Diretoria de Meteorologia e Hidrologia, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), divulgou a previsão das condições de tempo para o próximo final de semana e a tábua das marés, além das condições de balneabilidade nas praias paraenses. A Semas, em parceria com o Laboratório Central do Estado – Lacen/Sespa, realizou ao longo do mês de julho as coletas de água para a análise da balneabilidade de algumas praias do estado.

A previsão do tempo para a sexta-feira (29) na Região Metropolitana de Belém (RMB) aponta chuva rápida isolada à tarde e à noite. Temperaturas com máxima de 33 ºC e mínima de 24 ºC.  Na ilha de Mosqueiro os banhistas devem ficar atentos para a maré alta, que atingirá o ponto máximo de 3.2 metros às 6h24 e às 19h.

O nordeste terá sol entre nuvens. Previsão de chuva rápida à tarde. Temperaturas com máxima de 34 ºC e mínima de 25 ºC. As praias no município de Salinópolis alcançarão 4.2 metros às 15h26.

Não há previsão de chuva no sudeste do estado e a temperatura vai variar com máxima de 40 ºC e mínima de 19 ºC.  No sudoeste chove fraco à tarde. Temperatura variando com máxima de 35ºC e mínima de 25 ºC.

Baixo Amazonas e Calha Norte apresentarão céu com muita nebulosidade. Previsão de chuva fraca à tarde. Temperaturas estáveis, com máxima de 34 ºC e mínima de 24 ºC. O Marajó terá céu com sol e algumas nuvens. Previsão de chuva fraca à tarde. Temperaturas estáveis, com máximas de 34 ºC e mínimas de 25 ºC.

Sábado – As condições de tempo para sábado (30), na análise das condições atmosféricas para a Região Metropolitana de Belém (RMB) mostra céu com sol e muitas nuvens durante o dia. Há previsão de chuva à tarde e à noite, rápidas. Temperaturas com máxima de 33 ºC e mínima de 24 ºC. Na ilha de Mosqueiro, a maré cheia vai chegar a 3.3 metros às 7h36 e às 20h19.

No nordeste a manhã será de céu parcialmente nublado. Previsão de chuva rápida à tarde e à noite. Temperaturas com máxima de 34 ºC e mínima de 25 ºC. Em Salinópolis, a maré alta vai atingir 4.3 metros às 16h49.

No sudeste não há previsão de chuva.Temperatura variando com máxima de 39 ºC e mínima de 20 ºC.  N o sudoeste há previsão de chuva fraca no final da tarde. Temperatura variando com máxima de 34 ºC e mínima de 24 ºC.

Baixo Amazonas e Calha Norte apresentarão céu parcialmente nublado, com previsão de chuva à noite. Temperaturas estáveis, com máxima de 33 ºC e mínima de 23 ºC. O Marajó terá sol e aumento de nebulosidade. Previsão de chuva à tarde e à noite. Temperaturas estáveis, com máximas de 34 ºC e mínimas de 25 ºC.

Domingo – A previsão para o domingo (31), na Região Metropolitana de Belém (RMB), indica chuva rápida à tarde e à noite. Temperaturas com máxima de 34 ºC e mínima de 23 ºC. Nas praias da ilha de Mosqueiro a maré cheia chegará a 3.5 metros, às 8h41.

A previsão também aponta chuva rápida e isolada à tarde e à noite no nordeste do Pará. Temperaturas com máxima de 35 ºC e mínima de 24 ºC. Em Salinópolis as marés altas ocorrerão às 5h08 e às 17h58, com 4.6 metros.

No sudeste não há previsão de chuva. Temperatura variando com máxima de 38 ºC e mínima de 20 ºC.  No sudoeste há previsão de chuva à tarde e à noite. Temperatura variando com máxima de 33 ºC e mínima de 24 ºC. Para o Baixo Amazonas e Calha Norte a previsão aponta chuva à noite e temperaturas estáveis, com máxima de 32 ºC e mínima de 23 ºC. No Marajó está prevista chuva rápida à tarde e à noite e temperaturas estáveis, com máximas de 35 ºC e mínimas de 24ºC.

Balneabilidade – Os municípios alvo foram devidamente capacitados para realizarem as coletas de amostra de água. A Semas iniciou este ano a capacitação dos técnicos das secretarias municipais para terem autonomia na identificação de qualquer anomalia na qualidade da água.

As praias de Marudá e Crispim, no município de Marapanim; a praia da Corvina e Atalaia, em Salinas; e a praia de Vila do Conde, em Barcarena, foram consideradas excelentes para o banho no resultado quantitativo de E.Coli, realizado pelo Lacen.

Identificadas como muito boa para o banho, as praias de Beja, em Abaetetuba; e Itupanema, em Barcarena, são bons destinos para os veranistas neste final de férias escolares. As praias do Caripi, em Barcarena, e de Ajuruteua, em Bragança, estão com a balneabilidade indicada como satisfatória na análise das praias.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará