Mosqueiro e Salinas recebem ações de educação ambiental do projeto Verão Legal

Tio Arroz faz brincadeiras educativas Agradecimento às crianças e adolescentes do PEV Blitz educativa

Premiação aos Amigos do Meio Ambiente Matrial coletado Jogo Amigo do Meio Ambiente

Belém, 27/07/16 – Mais um final de semana de intensas atividades de educação ambiental para este verão. As praias do Farol e do Chapéu Virado, em Mosqueiro, e a praia do Atalaia, em Salinas, receberam o projeto Verão Legal da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no período de 22 a 25 de julho.

As atividades contaram com a presença marcante do Programa Escola da Vida (PEV) do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis. No primeiro dia de programação, na sexta-feira (22), as crianças e adolescentes do PEV assistiram vídeos educativos sobre coleta seletiva, poluição sonora e tempo de decomposição dos resíduos (plástico, metal, vidro) no meio ambiente e receberam jogos educativos.

No sábado (23) e domingo (24), as atividades aconteceram na praia. Em Mosqueiro, o trabalho de alongamento ficou por conta do sargento Palmera do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A programação incluiu ainda blitz ecológica, trilha ecológica, troca de material reciclável (garrafas pet e latinhas de refrigerante) por brinquedos, joguinhos e mochilas; e distribuição de sacolas plásticas para recolhimento de lixo.

Além da sensibilização dos veranistas, a ação também teve como alvo, os barraqueiros e os vendedores ambulantes, que receberam sacolas plásticas para acomodar o lixo, e foram informados sobre a importância da destinação correta de resíduos.

O arte-educador e servidor da Semas, Márcio Eokin, que representa o palhaço Tio Arroz, esteve mais uma vez comandando a alegria das crianças, usando de elementos lúdicos (jogos, gincana, pintura ecológica, fantoches, pintura) para mostrar aos veranistas a importância de uma praia limpa e um meio ambiente equilibrado. Neste fim de semana, o público médio estimado, em cada um dos três dias, ficou em torno de 750 pessoas.

Para finalizar a programação, a Semas participa da ação que estará sendo promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), que desembarca na ilha de Algodoal/Maiandeua, em Maracanã, entre 29 de julho e primeiro de agosto.