Semas participa da V Feira de Ciências das Escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã

  

Belém, 14/07/16 – Incentivar e apoiar projetos de educação ambiental no estado do Pará. Este foi o objetivo da V Feira de Ciências das escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã, promovida pelo Museu Emílio Goeldi no período de 23 de junho a 1º de julho, que contou com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) na comissão de avaliação dos projetos ambientais apresentados por alunos da rede pública de comunidades dos municípios de Portel e Melgaço, no arquipélago do Marajó.

Este ano o tema escolhido foi ‘Ciência Alimentando o Brasil: Água nossa de cada dia’. Além dos técnicos José Reinaldo e Gilton da Rocha, da Semas, representantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) participaram da ação, visitando 12 comunidades do entorno da Floresta e avaliando 12 projetos ambientais de cunho sustentável que retratam a realidade da população ribeirinha local.

A programação contou com atividades culturais e apresentação dos projetos escolares, cujo os assuntos abordados envolveram hortaliça e reciclagem na escola, uso de plantas medicinais, roça sustentável e comunidade limpa. Os técnicos da Semas destacaram a experiência como sendo enriquecedora e gratificante, uma vez que a avaliação dos projetos possibilitou conhecer outras realidades locais, como a forma encontrada pela população ribeirinha para enfrentar suas dificuldades cotidianas.

A equipe de educação ambiental da Semas deve retornar ainda em novembro deste ano para realizar uma Oficina de Desenho Ambiental, voltada para os alunos e professores de ensino fundamental das comunidades ribeirinhas da região, que participarão da VIII Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã.

Segundo Deiliany Souza, da coordenadoria de educação ambiental da Semas, “eventos como este trazem a tona questões de extrema importância como o uso racional dos recursos hídricos, destinação adequada de resíduos sólidos e segurança alimentar, cuja  sustentabilidade depende de práticas cotidianas simples, mostrando que todos nós temos o dever em conservar o meio ambiente para garantir nossa subsistência”.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará