Balneabilidade aponta as principais praias do estado que estão liberadas para banho

Belém, 14/07/16 – Uma boa notícia para os veranistas que pretendem aproveitar o mês de julho nas principais praias e outros balneários paraenses. De acordo com o boletim de balneabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), divulgado nesta quinta-feira (14), 25 praias do estado estão liberadas para banho.

A análise, realizada em conjunto com o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), tem como parâmetro as exigências da resolução de nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A classificação das praias e demais balneários quanto à balneabilidade envolve a presença e densidade dos chamados coliformes E. coli.

Na ilha de Cotijuba, em Belém, considerada um refúgio natural pelos visitantes e muito procurada no período de veraneio, estão as praias que foram classificadas como as mais saudáveis: praia do Farol, da Saudade, praia Funda, e Vai Quem Quer. As praias do Farol Velho, Atalaia e Corvina, em Salinas, foram consideradas excelentes.

A praia do Crispim, em Marapanim, banhada pelo oceano atlântico e com cerca de 16 km de extensão, também foi um dos destaques positivos da análise, considerada uma das mais saudáveis. O boletim informa ainda que Ajuruteua, em Bragança, e as do Caripi, Itupanema e Vila do Conde, em Barcarena, estão liberadas.

Os banhistas que frequentam a praia de Beja, em Abaetetuba, podem ficar tranquilos, já que ela alcançou o conceito de muito boa. Em Mosqueiro, as praias do Farol, Marahu, Ariramba, São Francisco, Murubira, Areião, Chapéu Virado, Paraíso e Praia Grande também apresentam condições para recreação. As praias Grande e da Brasília, em Outeiro, foram apontadas como satisfatórias.

De acordo com os dados, no entanto, os veranistas devem evitar as praias da Baía do Sol, em Mosqueiro, do Cruzeiro, em Icoaraci e a praia do Amor, em Outeiro, que foram reprovadas e consideradas impróprias para banho. 

Previsão do tempo – Para o terceiro final de semana de julho o boletim de meteorologia da Semas indica tempo estável durante a maior parte do dia, com probabilidade de episódios de chuva com intensidade variada durante a tarde.

Os que ficarem em Belém, devem tomar cuidado com o clima, cuja máxima vai alcançar 33º C. A previsão é que no sábado (16) e domingo (17), as manhãs sejam de sol com céu claro e poucas nuvens, com episódios de chuva de intensidade fraca e rápida durante a parte da tarde. Os frequentadores das praias de Salinas e outras do nordeste do estado, devem aproveitar o período da manhã, que será de céu claro. À tarde, há previsão de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva. A máxima será de 33º C e mínima de 22º C.

Quem for curtir o verão no Marajó ou na região do Baixo Amazonas/ Calha Norte, poderá aproveitar as manhãs, que serão de céu claro com poucas nuvens pela manhã e previsão de chuvas fracas e isoladas no período da tarde. A máxima no Marajó alcança 33º C e mínima de 23ºC. Já no Baixo Amazonas as temperaturas chegarão a 34º C, com mínima de 22º C.

No sudeste e sudoeste do Pará, no entanto, não há previsão de chuva, porém, a população e os veranistas devem ficar atentos às altas temperaturas no sudeste, onde máxima será de 38º C e mínima de 21º C. No sudoeste a máxima chega a 34ºC e a mínima 22º C.

Marés – O boletim da Semas informa ainda que os banhistas devem ficar atentos para a ocorrência das marés altas nas praias do litoral paraense. Em Salinas, as marés mais altas devem acontecer nos horários de 5h da manhã e 17h, atingindo 4,3 metros. Já em Mosqueiro, é necessário ter cuidado especialmente no horário de 8h no sábado e 8h45 no domingo, momento em que a maré alta chegará em 3,3 metros.

Ascom Semas

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará