Projeto Verão Legal com Educação Ambiental começou por Salinópolis

Crianças do projeto Escola da Vida Crianças brincando no jogo Amigo do Meio Ambiente Distribuição de brindes

Crianças participando da ação verão Crianças participando da ação verão Crianças posando com o Tio Arroz

Belém, 13/7/16 – A primeira ação do Projeto Verão Legal com Educação Ambiental aconteceu no município de Salinópolis, dias 8, 9 e 10 de julho, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis (Semma) e Corpo de Bombeiros, através do Projeto Escola da Vida. O trabalho tem o objetivo de promover ações socioculturais voltadas para o desenvolvimento sustentável além de atividades de orientação e prevenção sobre a poluição das praias, por descarte de lixo por veranistas.

No primeiro dia, as atividades iniciaram com alongamento corporal orientado pelo arte-educador, Márcio Eokin, e palestra abordando a poluição sonora, ministrada pela Coordenadora da Ação Verão, Sineide Wu, e pela Secretária Municipal de Meio Ambiente de Salinópolis, Greyce Souza, que explanou sobre a educação ambiental no município para um público de 35 crianças e adolescentes do Projeto Escola da Vida. Foram distribuídos informativos da ação verão – folder sobre poluição sonora e resíduos sólidos, cartilhas da água e de preservação ambiental.

No sábado (9), obedecendo a tábua de mares, Semas, Semma e Corpo de bombeiros iniciaram, a partir do meio dia, atividades lúdicas educativas, como a entrega de sacolas plástica para os barraqueiros e veranistas, objetivando sensibilizá-los para manter a praia limpa. Já no domingo (10), a ação contou com brincadeiras ecológicas apresentadas pelo animador Tio Arroz (Marcio Eokin). Na sequência, foram realizadas diversas atividades, não apenas com as crianças e adolescentes, como também com os veranistas: oficina de trabalho artesanal de reaproveitamento da garrafa pet, jogo Amigo do Meio Ambiente, pinturas ecológicas e facial, apresentação das crianças e adolescentes da Escola da Vida fazendo percussão ecológica com materiais reaproveitados, a troca ecológica – lixo recolhido da praia trocados por guloseimas, brinquedos e outros brindes.

Também foram apresentados os fantoches Lili e Neco, com o tema “Consciência Ambiental na Praia é Preciso”. O público, nos três dias da ação, alcançou a média de 500 pessoas. No próximo fim de semana as ações do Projeto irão acontecer nas praias de Ajuruteua, em Bragança e continua no Atalaia, em Salinópolis.

Segundo Sineide Wu, Gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental, da Semas, “aprender brincando é a tônica dos joguinhos utilizados pela equipe como forma de facilitar a aproximação com essa turma jovem. O Jogo Amigo do Meio Ambiente, a pintura ecológica e distribuição de brindes são atividades que atraem e deixam a mensagem de sustentabilidade que a ação se propõe”, complementa.