Projeto Tenda Verde faz coleta seletiva na praia do Atalaia em Salinópolis

Atividades do projeto Tenda Verde Projeto Tenda Verde Crianças observando a exposição no projeto Tenda Verde

Belém, 12/07/16 – O Instituto Manguezal, em parceria com a Associação de Reciclagem de Salinópolis e a Prefeitura Municipal, realizou nos dias 9 e 10 de julho uma atividade de educação ambiental e coleta seletiva de lixo como parte do projeto Tenda Verde na praia do Atalaia. O objetivo foi mostrar a história do Instituto, além de atentar para a importância da participação da população na coleta seletiva.

Um grupo de 120 pessoas fez parte de uma operação de retirada de resíduos sólidos da praia, que foi dividido em etapas de três turnos: pela manhã, tarde e no final da noite. A ação recebe o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e somente neste primeiro final de semana foram retiradas aproximadamente cinco toneladas de material reciclável do local.

Unidade de conservação – Parte da Ilha do Atalaia, em Salinópolis, será transformada em uma Unidade de Conservação, como forma de evitar o avanço da degradação da natureza e preservar para gerações futuras as características do local. Denominada ‘Monumento Natural Atalaia’, a unidade abrigará dunas, restingas, manguezais, lagos, furos e praias, atingindo uma extensão de 256,10 hectares, sendo que parte deste território está no limite com a Praia do Atalaia. Segundo o diretor de Gestão da Biodiversidade do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade (Ideflor-bio), Crisomar Lobato, a unidade não deverá interferir na infraestrutura já existente no balneário, como é o caso das cerca de 100 barracas já instaladas no local.

Verão – Nos dois dias do evento cerca de 700 pessoas participaram da programação, que incluiu uma exposição de fotos do Monumento Natural do Atalaia. A ação de coleta seletiva de lixo, entre outras atividades, serão realizadas durante todos os finais de semana do mês de julho em Salinas. A barraca do Projeto Tenda Verde, localizada em frente a barraca Nativos da Ilha, funcionará no horário de 11h às 17h.

Ascom Semas com informações do Instituto Manguezal.